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quarta-feira, 30 de junho de 2010

Excel 2007 - Super Cases - Porcentagem - Parte 2





Nesta segunda parte de nosso Super Case para Cálculos de Porcentagem, vamos andar uma segunda milha e certamente o que parece complicado a princípio se tornará claro ao final do exercicio.

Veja esta figura:
Figura - 04

A primeira passagem é aplicar um Aumento ao Preço Original de 25%. O Preço Original é R$ 20,00 e 25% deste valor é R$ 5,00. A quarta parte de um valor é o mesmo que 25%, ou 1/4 como preferirem.

Estamos acresentando R$ 5,00 ao Preço Original chegando assim a R$ 25,00.

Nosso objetivo agora é determinar qual o percentual de Desconto necessário para que este valor de R$ 25,00 volte a R$ 20,00.

Se o valor do aumento é R$ 5,00, basta pegar este valor e dividir pelo preço novo e você terá o percentual de desconto necessário que é 20% ou 0,2 no formato decimal.

Você deve estar perguntando, por que se o aumento foi 25% e o desconto que tem o mesmo valor absoluto de R$ 5,00 é apenas 20%.

Isto ocorre por que a base de cálculo mudou. Os R$ 5,00 de aumento tem como base de cálculo R$ 20,00, enquanto os mesmos R$ 5,00 de desconto tem como base de cálculoR$ 25,00. É muito comum as pessoas não perceberem este detalhe e acharem a primeira vista que o percentual de desconto deveria ser o mesmo percentual dado no aumento.

Vamos ver o cálculo oposto a este que é descobrir qual o aumento necessário para anular um desconto.

Veja a figura 5 abaixo:
Figura - 05

Aplicamos um desconto de 20% sobre o preço de R$ 20,00 e este caiu para R$ 16,00. O Aumento necessário para reaver o preço original é de 25%, ou 0,25 no formato decimal. A razão da diferença dos percentuais mesmo que o valor absoluto seja o mesmo de R$ 4,00 é a base de cálculo ser diferente.

Note que para chegar ao percentual em ambos os exercícios eu fiz a divisão entre o Valor Absoluto do Desconto ou do Aumento de Preço pelo valor após estes efeitos e não pelo Preço Original.

Se você teve dificuldades de entender este exercício, pode enviar um e-mail para tioilmo@yahoo.com.br que eu posso oferecer maiores esclarecimentos.

Após você dominar este conhecimento vou convidá-lo a ver um futuro Super Case com ênfase em percentagem para você aprender a calcular Inflação Acumulada e Juros Compostos.


Assista a série de Video Aulas de Excel 2007 do Tio Ilmo

Excel 2007 - Super Cases - Porcentagem - Parte 1





Caros amiguinhos,

Hoje vou fazer uma série de Super Cases focada em Cálculos de Porcentagem. Uma das maiores dificuldades das pessoas que pretendem entrar no mundo corporativo é lidar com cálculos de porcentagem. Felizmente ou não este conhecimento é pré-requisito para conquistar uma vaga não só numa empresa, mas para resolver suas questões pessoais também é muito util. Sem o domínio deste requisito você pode ser enganado facilmente numa negociação seja ela para interesses corporativos ou pessoais.

Vou iniciar esta série com um exercício muito simples, porém que ocorre com muita frequência na vida de todos nós. Você vai perceber que embora o exercício seja simples será de grande valia para várias aplicações no seu dia a dia.

Para começar vamos analisar a figura a seguir:


Figura - 01

Uma simples tabela comparativa entre números no formato decimal e no formato percentual vai nos popupar muitas explicações no decorrer deste exercício. Olhe atentamente esta tabela e fixe bem este entendimento, especialmente para números fracionados. Depois de fixar bem esta comparação, siga adiante na próxima parte do exercício.

A figura 2 a seguir vai mostrar um exercício bem simples com porcentagem:


Figura - 02

A idéia é calcular um aumento de preço de 10% sobre um preço original de R$ 10,00. O exercício proposto é bem simples apenas para entender o racional.

Primeiro foi claramente explicado como chegar ao resultado passo a passo e no final colocamos uma fórmula direta para fazer o cálculo de uma vez só.

Vamos analisar:

Em J15 está o percentual de aumento (10%). Este percentual representa a décima parte do preço original, ou seja, R$ 1,00.

Se o objetivo é obter o Preço ciom Aumento, basta somar o Preço Original pelo valor aumentado.

Mas como fazer isto numa única fórmula?

Vamos explicar esta fórmula que se encontra em J21.
=J13*(1+J15)
Vamos substituir os endereços das células da função acima ppelo valores contidos nestas células.
=10*(1+0,10)
Se você resolver primeiro a conta dentro dos parênteses chegará a 10*1,10.
O resultado desta multiplicação é 11,00.

Agora vamos fazer o mesmo exercício só que ao contrário de Aumento faremos o cálculo de Descontos.

Figura - 03


Veja como ficou a função com cálculo direto:
=J13*(1-J15)
A diferença na fórmula é que ao invés de somar 1+J15 estamos abatendo. Desta forma o conteúdo dentro do parênteses ficará assim (1-0,10)=0,90.

Se multiplicarmos o Preço Original (R$ 10,00) por este resultado teremos um preço com desconto de  R$ 9,00.

Esta primeira parte foi bastante simples. Na segunda parte vamos aprender a neutralizar o Aumento de Preço e o Desconto após sua aplicação.

Veja a Parte 2

Assista a série de Video Aulas de Excel 2007 do Tio Ilmo

domingo, 27 de junho de 2010

Excel 2007 - Novo Curso do Tio Ilmo - Planejamento





Olá galera,

Estou muito feliz por informar que está ficando bem legal o novo Curso de Excel 2007 que estou preparando para vocês em formato de Vídeo Aulas. Eu tenho um plano pessoal de concluí-lo e começar a hospedá-lo no Youtube em meados de Julho/10. Será um total de 30 video-aulas totalizando mais de 4 horas de vídeos para você dominar o Excel 2007 para uso corporativo, educacional ou simplesmente lazer.

Como sempre minha proposta vai do beabá até o nível avançado. Entenda como avançado a utilização com maestria de comandos comuns do Excel 2007. O pessoal de programação VBA que me desculpe, mas infelizmente não tratarei deste tema por não ser o foco dos nossos estudos e também por que não domino o tema por ser destinado a um público muito específico de programadores. Eu pretendo atingir mais de 90% do público alvo com este novo curso, porém como sempre alguns ficarão de fora, infelizmente.

Os cursos de Excel do Tio Ilmo atendem plenamente as necessidades de pessoas que querem ingressar no mundo corporativo, mas mesmo que você queira apenas se divertir ou dar aulas, poderá usar os conhecimentos adquiridos no curso.
Estou dividindo o curso em Seis Módulos, sendo que cada módulo terá cinco vídeos. Quanto maior a numeração do módulo, maior o nível de dificuldade, portanto será possível você escolher em qual módulo começar os estudos. Como todos os vídeos terão um título específico abordando um tema, você também poderá optar por ver apenas os vídeos de seu interesse.

Desta vez não vou disponibilizar para download os vídeos, devido aos problemas que tive com Sites de Hospedagem que simplesmente jogam fora os vídeos com o tempo. Eu vou publicá-los em alta resolução no Youtube e para os interessados em ter uma versão em DVD de todas as vídeo-aulas vou pensar numa alternativa por um custo simbólico.

O tema que usei desta vez, foi bem mais light que o curso para Excel 2003. Nós vamos montar juntos passo a passo uma Tabela de Campeonato.

Durante a montagem da tabela, você vai aprender recursos fantásticos que podem ser usados em qualquer aplicação.

Como é uma iniciativa completamente gratuita, apenas peço que você divulgue desde já para todos os seus amigos sobre as novidades que estão pintando aqui no Blog. Assinem o nosso FEED para serem os primeiros a curtirem as aulas quando elas começarem a ser divulgadas.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Função PROCV





O dia da tão esperada Super Dica sobre a função PROCV do Excel chegou. E faço questão de fazer um exercício um pouco além do básico para que você se torne um verdadeiro profissional quando for usar esta função.

O exercício que proponho é buscar numa lista de mais de 5.500 cidades do Brasil a população de algumas cidades de determinadas Unidades da Federação. Mas um requinte de crueldade foi colocado neste exercício. Selecionei propositadamente cidades cujo nome é encontrado em duas ou mais Unidades da Federação dentro da tabela de dados. Como que o PROCV vai resolver isto? Vamos ao exercício ...

Primeiro vou explicar as variáveis que são usadas nesta função. Veja a imagem abaixo para facilitar o entendimento:
Figura - 01

=PROCV(J2;$D$6:$E$5570;2;FALSO)

No nosso exercício queremos buscar a População da Cidade Bonito da Unidade da Federação BA.

A primeira variável na função que está na célula J2 é o que queremos procurar. No caso o nome da cidade "Bonito".

A segunda variável é colocada toda a área da Base de Dados começando pela coluna onde se encontram os nomes das cidades e terminando na coluna onde se encontra o total da População das cidades.

Note que é muito importante que a informação que temos disponível, que é o nome da Cidade "Bonito" deva estar posicionada na tabela de dados numa coluna antes da informação que queremos buscar que é a População. Este fator é determinante para a função PROCV funcionar corretamente.

A próxima variável é indicar em qual coluna a partir da primeira coluna da área selecionada na Tabela de Dados está a informação a ser buscada. No nosso exemplo como a área selecionada começa na coluna "D" e termina na coluna "E", como a coluna "E" onde está a População é a segunda coluna neste intervalo devemos colocar o número "2".

Por fim a última variável (FALSO) é um padrão que o Excel usa para caso não encontre a informação em toda a tabela retorne um sinal de ERRO ($N/D). Se esta variável não for colocada o Excel retornará a última informação da tabela e isto não é bom, pois o resultado da busca estará errado. Nunca esqueça de colocar FALSO na última variável da função PROCV.

Se você comparar o resultado obtido com a função PROCV com o dado da tabela, verá que ele está errado conforme mostra a Figura 1 acima.

Ele retornou uma poplação de 12.013 pessoas quando deveriam ser 14.326 pessoas.

Isto ocorreu, por que o EXCEL retorna a primeira informação que ele encontrar na tabela de dados que atenda o que estamos buscando. No caso assim que ele encontrou a primeira cidade como o nome "Bonito" na tabela ele pegou a População e alimentou como resultado. O problema é que na nossa tabela, a primeira cidade Bonito que aparece é localizada na UF PA e não BA, como desejamos. Como resolvemos isto?

Criando uma variável composta pelas duas informações UF e Cidade. Para isto, precisamos acrescentar na nossa tabela uma coluna que contenha estas duas variáveis concatenadas em uma única célula.
Para concatenar textos contidos em duas células distintas se usa o símbolo "&". Como vamos fazer uma fórmula não esqueça de colocar o sinal de "=" antes de começar a função.

Na célula A720 da tabela foi colocada a função =B720&E720 para juntar as duas informações formando assim uma nova variável.

Veja a figura abaixo:



Agora temos na coluna A (que foi inserida na planilha apenas para criar esta nova informação), a junção de duas informações, a UF e a Cidade numa única célula para cada linha da tabela. A cidade Bonito agora tem um prefixo para as 4 Unidades da Federação que tem uma cidade de mesmo nome. Assim temos uma informação distinta para cada Ciadade de mesmo nome. A informação que queremos buscar agora é "BABonito".

Agora ao invés de buscarmos apenas o nome da cidade vamos mudar a nossa função para buscar o nome e o prefixo que é a Unidade da Federação. Veja como isto fica na função PROCV:

=PROCV(H2&I2;$A$6:$F$5570;6;FALSO)

A primeira variável que indica o que queremos buscar agora é composta de duas células H2 e I2. Veja que usamos o sinal "&" para que dentro da função façamos algo similar ao que fizemos na tabela. Se em H2 está o nome da UF e em I2 o nome da cidade temos "BABonito", certo?

Agora como esta informação está na coluna A da tabela, temos que ajustar a área de Dados para: A6:F5570

Note que na função PROCV usamos o símbolo de "$" para fixar as células nesta posição, pois esta mesma área vale para as quatro cidades que vamos procurar ficando assim:
$A$6:$F$5570

Esta fixação é muito importante, pois quando você faz uma fórmula e quer copiá-la para outras células cuja área não pode ser mudada, caso esqueça deste detalhe os resultados ficarão errados. Muita atenção com isto!!!
Note também que mudamos a coluna de busca de 2 para 6, pois agora nossa área começa na coluna A e a População se encontra na coluna F que é a sexta coluna da área procurada.

Pronto! Agora as respostas estão corretas, basta conferir na tabela que você vai notar que a população da cidade Bonito da Unidade da Federação BA é :

14.326 pessoas.



Espero ter ajudado vocês a compreenderem o uso desta importante função PROCV do Excel 2007.

Veja também as outras Super Dicas de Excel 2007.

Obs: As informações obtidas nesta tabela foram baixadas do Site do IBGE que oferece livre acesso para isto.

Assista a série de Video Aulas de Excel 2007 do Tio Ilmo

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Exce 2007 - Super Cases - Rentabilidade - Parte 3





Nesta etapa vamos concluir com uma simulação da rentabilidade do produto D aproveitando o crescimento de quantidades de 2.000 para 2.222 unidades que foi possível graças a redução de impostos (IPI) mencioanda no Super Case Preço de Venda.

A idéia é manter o mesmo Lucro Operacional original deste produto e analisar quanto que o meu custo poderia aumentar sem que afetasse meu lucro.

Veja a figura 6 abaixo apra entender melhor...
Figura - 06

Mais uma vez nos valemos do comando Atingir Meta do Excel para chegarmos ao resultado desejado.

A idéia é que tenhamos o mesmo Lucro Operacional absoluto da versão original com as novas quantidades variando o percentual de Margem e assim resultando num novo custo unitário.

O exercício mostra que uma queda no eprcentual de margem de 55% para 52,3% no produto D é perveitamente sustentável sem perder rentabilidade absoluta. O custo unitário subiria 6% de R$ 13,22 para R$ 14,01 sem afetar o Lucro Operacional que este item gera.

Podemos notar que com uma redução nos impostos proporciona ao Fornecedor trabalhar com um risco de 6% de aumento de custos sem perder rentabilidade absoluta.

Se você teve dificuldade de entender este exercício, será necessário algum treinamento em cálculos proporcionais e porcentagem. Um exercício como este facilmente pode ser requerido em testes de MBAs.

Espero estar contribuindo na formação de futuros Admisnitradores de Empresas.

O arquivo utilizado neste exercício está disponível para download gartuito no link abaixo:





Exce 2007 - Super Cases - Rentabilidade - Parte 2





Nesta segunda parte do Super Case sobre Rentabilidade vamos chegar até o Lucro Operacional. É claro que para que um produto chegue até o consumidor e este se interesse em comprá-lo são necessárias ações promocionais. Estas podem ser feitas diretamente nos Pontos de Vendas com a colocação de Displays, Cartazes etc... ou em Mídia através de Revistas, TV ou qualquer véiculo de divulgação em massa. Quando se tem mais verba para gastar normalmente as empresas recorrem a Mídia, porém quando a verba está curta ações promocionais no ponto de venda são sempre benvindas para alavancar vendas.

A estes gastos chamamos de Mídia e Promoção na linha 34 da tabela conforme Figura 5 a seguir:

Figura - 05

Note que estabelecemos um percentual diferente em relação as vendas líquidas para cada produto. Isto ocorre por que cada produto tem um tratamento diferente em termos de divulgação. Uns necessitam mais gastos outros menos para se manterem vivos na memória do consumidor. Também tem a ver com o público alvo de cada um que requer investimentos diferenciados.

A próxima despesa mandatória para que o produto chegue até o logista são os gastos com fretes e comissões. O Produtor ou Fornecedor dos produtos precisa fazer com que os produtos chegem ao seu destino inicial que é a prateleira do comerciante. Para isto tem gastos com uma equipe de representantes comissionados que ganham um percentual por prestar o serviço de atendimento aos clientes. O frete é outro gasto necessário para que o trasnporte até seu destino chegue a tempo e com segurança.

Fixamos um percentual idêntico de 8% para todos os produtos, por considerar que todos tem o mesmo custo em relação às vendas indiferente das características dos produtos. Este gasto pode ser diferente para cada produto por motivos específicos, mas considerei irrelevante esta ponderação para o propósito didático deste exercício.

Finalmente para que a empresa funcione é necessário de gastos administartivos e para finalizar os ingredientes que forma o cálculo da rentabilidade assumimos que estes gastos representam 10% das vendas.

Assim se fizermos as contas a partir da Margem bruta abatendo as linhas de Mídia e Promoção, Fretes e Comissões e Gastos Administrativos chegaremos a rentabiliade de cada produto.

Note que apesar do valor das vendas líquidas do produto A ser ligeiramente maior que o valor das vendas do produto D, o Lucro Operacional do Produto D é quase quatro vezes maior. Isto ocorre por que neste exercício a margem pecentual do produto D que é 55% oferece um retorno muito maior do que os 30% de amrgem do produto A.

Tome tempo observando os dados desta tabela em seus vários aspectos e você verá muitas outras coisas interessantes.

Na parte três deste exercício vamos simular uma outra situação para o produto D para que você reforce o entendimento.


Exce 2007 - Super Cases - Rentabilidade - Parte 1





Olá amiguinhos,

Se você acompanhou o Super Case anterior que tratou de Preço de Venda, você está apto a dar sequência ao estudo com este imperdível Super Case sobre Rentabilidade. Como estes Super Cases usam bastante cálculos de Porcentagem, recomendo que você estudo este tema antes de seguir com este Super Case para ter um melhor aproveitamento.

Vamos a primeira figura:

Figura - 01

Como você pode ver estamos aproveitando os mesmos dados de Vendas do Super Case sobre Preço de Vendas.

A linha 22 traz as quantidades vendidas e a linha 24 traz o valor das vendas líquidas de impostos.

Como os impostos são de propriedade do Governo, para calcular a rentabilidade de uma empresa estes valores são desconsiderados e nossa base passa a ser o valor das vendas sem impostos.

Na linha 26 surge a primeira novidade que é fundamental para calcularmos a rentabilidade dos produtos. O custo de fabricação unitário é o quanto foi gasto para produzir ou comprar o produto para ser vendido no comércio. Considere para este estudo que você é o fornecedor que vendeu produtos para seu cliente o comerciante. Mas assim como você é fornecedor, você também é cliente de alguém. Você pode adquirir seus produtos prontos para vendê-los aos comerciantes, como pode comprar insumos e manufaturá-los e assim como uma indústria transformar as matérias primas em produtos terminados para serem vendidos.

Para simplificar não detalhei a planilha de custos neste exercicio, por que pretendo criar um Super Case só para tratar deste tema no futuro. Sendo assim na linha 26 coloquei apenas o custo unitário total.

Se você multiplicar este Custo Unitário pelas quantidades vendidas, você terá da linha 28 que é o Custo Total de Fabricação. Este valor será usado para calcular a Margem Bruta de cada produto.

A conta é bem simples, basta pegar o valor das vendas líquidas e abater o custo total e você chegará na margem do fabricante conforme aparece na linha 32 desta tabela.

Agora para calcular o percentual de Margem que aparece na linha 30 da tabela, você deve dividir o resultado da Margem pelo Total das Vendas Líquidas e formatar para percentual.

Veja a fórmula na coluna G: =G32/G24

Onde G32 é igual a margem e G24 é igual a venda líquida total.

Observação: Apenas para evitar dizerem que não comentei ,existe uma diferença grande entre Markup e % de Margem. Enquanto o Markup tem a ver com um percentual de remarcação sobre o preço, o percentual de margem é a parte que sobra quando abatemos o custo do valor das vendas. É comum na linguagem popular se confundir margem com Markup. No comércio se você perguntar para o comerciante qual é a Margem que ele tem nas vendas, ele pode responder que nos produtos A e B ele tem 100% de margem quando na realidade este é o percentual do Markup. A Margem correspondente a um Markup de 100% é 50%. Porque? Porque o preço pago pelo comerciante ao fornecedor por estes produtos é exatamente a metade do valor que ele vende, ou seja o que sobra para ele é uma margem de 50%.

Note que o produto D é bem mais rentável que o produto A. Ele tem uma margem de 55% enquanto o produto A tem uma margem de 30%. Quando totalizamos as vendas a margem total ponderada é de 40,1%.

Nunca some percentuais das margens dos produtos para se chegar ao percentual total da margem. Some os valores de vendas e margens e refaça o cálculo conforme indicado neste exercício.

Nesta primeira parte procuramos esclarecer como se calcula a Margem Bruta. Na próxima etapa, vamos chegar até o Lucro Operacional de cada produto para assim chegar a rentabilidade de cada produto e total geral de todos os produtos.


Excel 2007 - Super Cases - Preço de Venda - Parte 2





Agora vamos fazer uma simulação para reforçar o entendimento dos pontos abordados na Parte 1 deste Super Case.
Figura - 02

Observe que na figura 2 acima coloquei uma coluna adicional cujo objetivo é simular algumas mudanças nos parâmetros de preço de tal forma que reduzindo o preço ao consumidor eu ainda consiga obter maior rentabilidade para o comerciante.

Como eu sou inconformado com os impostos que pagamos para a Máquina Mortífera, eu vou usar uma redução de um dos impostos como base para esta mudança. No caso o IPI.

Recentemente o governo federal visando aumentar a demanda por produtos da linha branca e automóveis durante a crise de 2008/2009 reduziu de forma significativa o IPI destes produtos. O resultado foi um aquecimento da economia minimizando o impacto da crise internacional no mercado brasileiro.

Você agora vai aprender de forma prática como isto ocorre.

Na coluna adicional, note que eu fixei o mesmo preço sem impostos da coluna original para o produto D, que é R$ 29,38.

A este preço eu acrescentei os impostos e fiz uma fórmula na linha 10 chegando ao preço de R$ 45,00.

Nesta passagem eu usei o comando do Excel "Atingir Meta" (Veja Super Dica sobre este comando) para que chegasse a R$ 45,00 na linha 10 (Preço ao Comerciante) alterando o índice de IPI. Após feito este comando o percentual de IPI caiu de 20% para 13,47%.

Assim, sem mudar o preço sem impostos do Fornecedor eu cosnegui reduzir de R$ 50,00 para R$ 45,00 o preço ao comerciante.

A partir deste ponto fica a critério do comerciante repassar este ganho ao consumidor. Como o comerciante, neste exemplo quer recuperar um pouco a sua renatabilidade ele subiu de 80% para 95% o seu Markup.

Mesmo com o aumento do Markup do comerciante o consumidor vai comprar este produto por um preço menor, saindo de R$ 90,00 para R$ 87,75.

No mercado brasileiro como em qualquer lugar do mundo, preço menor implica em aumento das vendas, sendo assim vamos ao impacto nas quantidades vendidas pelo fornecedor usando mais uma vez o comando "Atingir Meta" do Excel, para que com os mesmos R$ 100.000,00 faturados na versão original, qual seria o crescimento em quantidades.
Figura - 03

Observe que com este segundo "Atingir Meta", visando chegar a R$ 100.000,00 de faturamento os volumes vendidos pelo fornecedor ao comerciante subiram de 2.000 para 2.222 unidades.

Conclusão: O mercado consumidor é capaz de comprar no comércio R$ 100.000,00 deste produto "D", se o preço for menor as quantidades vendidas serão maiores aquecendo a produção.

Todas os envolvidos ganham!

O próximo Super Case vai tratar de Rentabilidade e usaremos estes mesmos dados para desenvolver o racional desta próxima etapa que o qualificará para trabalhar em setores como um bom Administrador de Empresas.

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Excel 2007 - Super Cases - Preço de Venda - Parte 1





Já faz algum tempo que eu gostaria de ter desenvolvido este Super Case relacionado a Preço de Venda e Rentabilidade. Este tema é muito interessante e se você ainda não havia tomado um pouco da sua atenção para este tema, saiba que além dele afetar diretamente o seu bolso, saber o básico sobre isto é de estrema importância para se colocar no mercado de trabalho administrativo e por que não dizer fazer uma reciclagem caso você já esteja empregado e queira alçar novos ares.

Na primeira parte vamos falar exclusivamente sobre Preços de Vendas, tema este que já abordei numa pequena apostila em formato Ebook para quem quiser se aprofundar no tema, basta baixar o ebook no link a seguir. Tem um valor simbólico para cobrir custos de produção.

Formação de Preços - Ebook

Agora vamos analisar passo a passo cada uma das linhas da tabela a seguir. Alguns cálculos requerem conhecimentos de porcentagem, portanto se você tem dificuldade com porcentagem, recomendo primeiramente recorrer aos cursos relacionados na Internet ou a um professor de matemática.

De qualquer forma vou tentar ser o mais didático possível... vamos lá...

Figura - 01

Conforme consta na tabela, temos 4 produtos que estão sendo vendidos aos consumidores, cada qual com preços diferentes conforme aparece na linha 6 da tabela. O preço ao consumidor varia de R$ 10,00 (Produto A) a R$ 90,00 (Produto D).

Quem vende ao Consumidor normalmente é um Comerciante, seja ele pequeno ou grande, sendo assim vamos chamá-lo genericamente de Comerciante para facilitar o entendimento.

Na linha 8 você tem o que chamamos tecnicamente de Mark-up ou remarcação do preço. Este índice é aplicado ao preço pago pelo comerciante ao fornecedor para que ele obtenha sua margem de lucro e assim possa pagar seus custos de operação. É óbvio que qualquer empresário tenha como objetivo básico gerar receita com lucro, caso contrário seria melhor ser um empregado ou fazer trabalho comunitário,rs. Sendo assim, para que o comerciante possa arcar com seus gastos e ainda obter lucro ele costuma remarcar o preço pago ao seu fornecedor por um percentual chamado de Mark-up e vender aos consumidores por um preço obviamente superior ao que pagou pelos produtos.

O Mark-up quando atinge 100% significa que o preço pago pelo comerciante ao fornecedor será dobrado ao vender ao consumidor. Em outras palavras, neste exemplo o consumidor pagará o dobro do preço que o comerciante pagou pelo produto. Quando você quer que um valor seja dobrado você o multiplica por dois e esta operação está representada da seguinte forma nesta planilha:
Preço ao Consumidor é igual a Preço ao Comerciante * (1+Markup)

Produto A:  =C10*(1+C8)

Onde C8 é igual ao percentual do Markup (100%) e C10 é igual ao Preço que o comerciante pagou ao seu fornecedor pelo produto

Note que somei 1+C8.  Se numa célula do Excel "não formatada" você digitar o número 1 e depois formatar a célula para percentual o número aparecerá como 100%. Isto significa que 100% é igual a 1 na forma decimal, da mesma forma que 0,5 é igual a 50%. Espero estar sendo claro e didático até aqui.

Se 100% é igual a 1, ao somar mais 1 teremos um total de 2, certo? Foi este o objetivo da fórmula na parte entre parênteses. Depois ao multiplicar o preço que o comerciante pagou ao fornecedor por este resultado teremos o dobro do preço original. Chegamos assim ao preço ao Consumidor. Fácil, não é? Se você fez cara de conteúdo, e pensou consigo mesmo, ãh? num intendi, favor recapitular até entender. Não é possível prosseguir este exercício se não dominar este tema.

Note que os produtos C e D tem Markup de 80%, ou seja a fórmula multiplicará o preço original pago pelo comerciante ao seu fornecedor por 1,8. Um pouco menos do que 2.

Alguns produtos por questões de demanda e de concorrência no mercado impedem que o comerciante dobre o preço pago ao fornecedor. Tem situações que o Markup não pode passar de 20%. Mesmo assim o comerciante mantém o produto na prateleira para manter uma grade completa de opções ao consumidor. Um produto atrai o consumidor para consumir outro e assim o comerciante em média fica satisfeito com sua rentabilidade, mesmo que eprca um pouco em outros produtos. Há casos em que o comerciante vende alguns produtos até abaixo do preço pago ao fornecedor para atrair os consumidores para sua loja e estando lá eles compram outros produtos com boa rentabilidade. São as leis de sobrevivência no mercado, rs.

No produto A, o comerciante pagou R$ 5,00 e está vendendo ao consumidor por R$ 10,00, o dobro(100% de Markup), já pelo produto D ele pagou R$ 50,00, mas só pode vender por no máximo R$ 90,00 (80% de Markup), menos do que o dobro pago pelo produto.

Para se obter o valor total da Nota Fiscal constante na linha 12 temos um total das quantidades vendidas pelo Fornecedor ao Comerciante na linha 22. Basta multiplicar o total das quantidades pelo preço unitário ao Comerciante que se chega ao valor da Nota Fiscal. Portanto entenda como valor da Nota Fiscal o valor total da compra feita pelo comerciante ao fornecedor conforme as quantidades adquiridas.

Este valor da Nota Fiscal tem embutido uma certa carga de impostos que procurei desmembrar em quatro tributos.
Cada imposto tem um percentual de incidência sobre o preço pago pelo comerciante ao fornecedor.
Listei os mais conhecidos e que normalmente são determinantes para a formação do preço que o fornecedor estabelece ao seu cliente, o comerciante.

No produto A o total percentual dos impostos somados chega a 21,25% enquanto o produto D chega a 41,25%. Os percentuais adotados aqui são meramente simbólicos, embora sejam bastante realistas quando comparados com os tributos cobrados das empresas no Brasil.

Todos sabemos que a alta carga tributária encarece muito os preços aos consumidores que devido a este peso nos preços dos produtos, diminui o seu poder de compra ou de consumo. O aumento do preço retrai o consumo e por sua vez faz com que a médio prazo o preço do produto caia no ponto de venda para que não fique estacionado na prateleira.

Isto explica em parte a redução do Markup do comerciante no produto D que tem a maior carga tributária dos quatro produtos aqui considerados. Enquanto o nível do Markup do comerciante for sustentável ele mantém o produto no mercado, porém às vezes é necessário retirar o produto da prateleira por conta de impostos abusivos.

Para concluir esta etapa vamos analisar rapidamente o Preço Líquido dos Produtos sem Impostos que está na linha 20. Este preço foi obtido a partir do Preço ao Comerciante na linha 10 menos o percentual de impostos pagos.

Vamos a fórmula para o produto A: =C10*(1-C14)

Onde C10 é igual ao Preço ao Comerciante multiplicado por 1 menos C14 que são os impostos.

A parte da fórmula dentro dos parênteses pode ser explicada assim:

Multiplicar algo por 1 se obtém o mesmo resultado, porém multiplicar algo por 1 menos alguma coisa, no caso aqui menos os impostos se obtém o valor original menos a incidência de impostos.

(1-C14) = 0,7875, logo C10 que é 5,00*0,7875 = 3,94

Espero que tenha ficado claro agora. Caso não tenha entendido, favor revisar esta passagem até ficar bem claro.

Finalmente na linha 24 temos o total da Receita Líquida do Fornecedor que é a simples multiplicação das quantidades vendidas ao comerciante por este preço unitário sem impostos.

Note que apesar do produto D ter a menor quantidade vendida dos quatro produtos analsiados, este oferece uma das maiores receitas, uma vez que seu preço unitário é o maior. Parece óbvio, mas vale comentar que produtos de alto valor agregado costumam ter um retorno absoluto maior mesmo que venda apenas algumas peças.

Na próxima etapa vamos propor algumas mudanças nos valores aqui discutidos para ver o seu impacto nos resultados. Fique ligado...

Parte 2

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Excel 2007 - Super Cases - Progressão Geométrica do Discipulado





Recentemente participei de um treinamento que visava a formação de discípulos para trabalhar na pregação do evangelho. Embora o treinamento tivesse cunho religioso uma estatística apresentada no curso me chamou a atenção e percebí que pode ser aplicada em várias situações da vida.

A atividade do discúpulo vai além de simplesmente "sugar" conhecimento de seu mestre. Ele deve propagar seu aprendizado para seus semelhantes formando novos discípulos e assim crescer progressivamente o número de discipulos. Isto me fez lembrar daquela série KUNG FÚ onde o Mestre dizia para o Gafanhoto após muitas aulas de treinamento que ele poderia partir. Poder partir significa estar pronto para propagar o conhecimento adquirido.

Resolvi chamar este Super Case de Progressão Geométrica do Discupulado por que fiquei surpreso quando treinamos com qualidade alguns poucos discípulos, e estes se multiplicam geometricamente a ponto de atingir um número espetacular de pessoas treinadas ao final de 20 anos.

Imagine que você seja um instrutor como eu, que treino pessoas a usarem o Excel. Se a cada ano eu conseguir formar um bom discípulo e este por sua vez formar um outro e assim sucessivamente os que virem após os primeiros fizerem o mesmo, ao final de 20 anos QUATRO MILHÕES de discípulos do Excel serão formados.

Sendo que você, o precursor de todos, terá acesso direto a apenas vinte deles (um por ano, vinte no total). Não é surpreendente? Uma legião de discípulos a partir um que tenha feito um bom trabalho de discipulado.

Acompanhe comigo este Super Case e veja que tabela interessante vamos analisar:
Figura - 01

A tabela acima está dividida em duas fases. A primeira mostra que nos primeiros 10 anos o Mestre discipulou 10 pessoas. Estas começam a atuar a partir do ano seguinte ao que foram treinadas formando assim uma progressão geométrica. Nos primeiros 10 anos mais de 2.000 pessoas já estão aptas a treinar outras. Considerando que estas 2.000 pessoas continuassem se dedicando ao treinamento de um novo discípulo por ano cada uma, ao final de 20 anos teríamos mais de quatro milhões de pessoas aptas para treinar outras conforme mostra a segunda metade da tabela.

Imaginem agora se você convertesse este exercício para outras áreas, tais como vendas de produtos, torcidas de futebol, assinantes dos seus sites etc...

Eu me esforço para manter um bom nível de material neste Blog, pois se a cada ano eu tiver 1 aluno que se torne um bom instrutor em 20 anos serão mais de 4 milhões e isto me daria uma sensação saudável de dever cumprido.

Faça o mesmo.

Para ter acesso ao arquivo usado neste Super Case, siga o link abaixo:

Super Cases Excel 2007 - Arquivos