Adsense

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Atingir Meta





Em algumas situações o comando de atingir meta do Excel quebra o maior galho. A idéia deste comando é oferecer um número original baseado numa meta a ser atingida no resultado final.

Muitas vezes o resultado final é fruto de uma cadeia gigantesca de fórmulas e seu início se deu a partir de uma variável na origem do cálculo. Eu trabalho com planilhas que têm centenas ou até milhares de cálculos cujo objetivo pode mudar bastando mudar um número no ínício do cálculo. Entretanto se quero forçar um resultado final, diante de uma cadeia gigante de fórmulas que antecedem o resultado seria muito trabalhoso ficar na tentativa/erro. O Excel oferece a solução com o sensacional Atingir Meta.

Vamos a ele, começando pela figura 1:
Figura - 01

Nesta pequena ilustração temos um valor como resultado final o lucro. A variável neste exercício que será alterada são os Custos. Várias fórmulas foram feitas a partir da venda para chegar ao lucro e a idéia é simular qual seria a redução de custos para ter o lucro dobrado. Como este cálculo é simples por uma questão didática, seria possível fazer esta conta de cabeça, entretanto na vida real existem inúmeras variáveis a partir das vendas que podem afetar o lucro tornando esta conta impossível de ser feita de cabeça num exercicio real.

Então vamos a figura 2 para entender como se valer do Atingir meta para resolver qualquer questão seja ela complexa ou não.
Figura - 02

Na figura 2 demosntra que o comando Atingir Meta está abaixo do Menu Dados no botão Teste de Hipóteses na Faixa de Opções do Excel.

Veja na figura 3 a caixa de comando que aparece assim que clicamos em Atingir Meta:
Figura - 03

Na caixa Definir Célula aparece a célula onde está o resultado que queremos chegar.
Na caixa Para Valor devemos digitar o valor que desejamos atingir. Neste exercício queremos um Lucro de 10.
Na caixa Alternando Célula deve ser colocada a célula que será alterada para chegar ao resultado esperado. Neste caso os Custos.

Ao confirmar o Excel automaticamente fará todos cálculos necessários para chegar ao resultado. Lembre-se que se houver milhares de cálculos que separam o resultado da variável que será alterada o Atingir Meta poderá demorar um pouco para chegar ao resultado. Para cálculos simples como este ele dá a resposta imediatamente.

Veja o resultado final na figura 4:

É isto ai. Use este recurso em casos complexos para simular várias hipóteses para seus relatórios.

O arquivo utilizado neste exercício está disponível no Link abaixo:



Assista a série de Video Aulas de Excel 2007 do Tio Ilmo

Nenhum comentário: