Adsense

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Excel 2007 - Super Cases - Progressão Geométrica do Discipulado





Recentemente participei de um treinamento que visava a formação de discípulos para trabalhar na pregação do evangelho. Embora o treinamento tivesse cunho religioso uma estatística apresentada no curso me chamou a atenção e percebí que pode ser aplicada em várias situações da vida.

A atividade do discúpulo vai além de simplesmente "sugar" conhecimento de seu mestre. Ele deve propagar seu aprendizado para seus semelhantes formando novos discípulos e assim crescer progressivamente o número de discipulos. Isto me fez lembrar daquela série KUNG FÚ onde o Mestre dizia para o Gafanhoto após muitas aulas de treinamento que ele poderia partir. Poder partir significa estar pronto para propagar o conhecimento adquirido.

Resolvi chamar este Super Case de Progressão Geométrica do Discupulado por que fiquei surpreso quando treinamos com qualidade alguns poucos discípulos, e estes se multiplicam geometricamente a ponto de atingir um número espetacular de pessoas treinadas ao final de 20 anos.

Imagine que você seja um instrutor como eu, que treino pessoas a usarem o Excel. Se a cada ano eu conseguir formar um bom discípulo e este por sua vez formar um outro e assim sucessivamente os que virem após os primeiros fizerem o mesmo, ao final de 20 anos QUATRO MILHÕES de discípulos do Excel serão formados.

Sendo que você, o precursor de todos, terá acesso direto a apenas vinte deles (um por ano, vinte no total). Não é surpreendente? Uma legião de discípulos a partir um que tenha feito um bom trabalho de discipulado.

Acompanhe comigo este Super Case e veja que tabela interessante vamos analisar:
Figura - 01

A tabela acima está dividida em duas fases. A primeira mostra que nos primeiros 10 anos o Mestre discipulou 10 pessoas. Estas começam a atuar a partir do ano seguinte ao que foram treinadas formando assim uma progressão geométrica. Nos primeiros 10 anos mais de 2.000 pessoas já estão aptas a treinar outras. Considerando que estas 2.000 pessoas continuassem se dedicando ao treinamento de um novo discípulo por ano cada uma, ao final de 20 anos teríamos mais de quatro milhões de pessoas aptas para treinar outras conforme mostra a segunda metade da tabela.

Imaginem agora se você convertesse este exercício para outras áreas, tais como vendas de produtos, torcidas de futebol, assinantes dos seus sites etc...

Eu me esforço para manter um bom nível de material neste Blog, pois se a cada ano eu tiver 1 aluno que se torne um bom instrutor em 20 anos serão mais de 4 milhões e isto me daria uma sensação saudável de dever cumprido.

Faça o mesmo.

Para ter acesso ao arquivo usado neste Super Case, siga o link abaixo:

Super Cases Excel 2007 - Arquivos

Nenhum comentário: