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quinta-feira, 10 de junho de 2010

Exce 2007 - Super Cases - Rentabilidade - Parte 1





Olá amiguinhos,

Se você acompanhou o Super Case anterior que tratou de Preço de Venda, você está apto a dar sequência ao estudo com este imperdível Super Case sobre Rentabilidade. Como estes Super Cases usam bastante cálculos de Porcentagem, recomendo que você estudo este tema antes de seguir com este Super Case para ter um melhor aproveitamento.

Vamos a primeira figura:

Figura - 01

Como você pode ver estamos aproveitando os mesmos dados de Vendas do Super Case sobre Preço de Vendas.

A linha 22 traz as quantidades vendidas e a linha 24 traz o valor das vendas líquidas de impostos.

Como os impostos são de propriedade do Governo, para calcular a rentabilidade de uma empresa estes valores são desconsiderados e nossa base passa a ser o valor das vendas sem impostos.

Na linha 26 surge a primeira novidade que é fundamental para calcularmos a rentabilidade dos produtos. O custo de fabricação unitário é o quanto foi gasto para produzir ou comprar o produto para ser vendido no comércio. Considere para este estudo que você é o fornecedor que vendeu produtos para seu cliente o comerciante. Mas assim como você é fornecedor, você também é cliente de alguém. Você pode adquirir seus produtos prontos para vendê-los aos comerciantes, como pode comprar insumos e manufaturá-los e assim como uma indústria transformar as matérias primas em produtos terminados para serem vendidos.

Para simplificar não detalhei a planilha de custos neste exercicio, por que pretendo criar um Super Case só para tratar deste tema no futuro. Sendo assim na linha 26 coloquei apenas o custo unitário total.

Se você multiplicar este Custo Unitário pelas quantidades vendidas, você terá da linha 28 que é o Custo Total de Fabricação. Este valor será usado para calcular a Margem Bruta de cada produto.

A conta é bem simples, basta pegar o valor das vendas líquidas e abater o custo total e você chegará na margem do fabricante conforme aparece na linha 32 desta tabela.

Agora para calcular o percentual de Margem que aparece na linha 30 da tabela, você deve dividir o resultado da Margem pelo Total das Vendas Líquidas e formatar para percentual.

Veja a fórmula na coluna G: =G32/G24

Onde G32 é igual a margem e G24 é igual a venda líquida total.

Observação: Apenas para evitar dizerem que não comentei ,existe uma diferença grande entre Markup e % de Margem. Enquanto o Markup tem a ver com um percentual de remarcação sobre o preço, o percentual de margem é a parte que sobra quando abatemos o custo do valor das vendas. É comum na linguagem popular se confundir margem com Markup. No comércio se você perguntar para o comerciante qual é a Margem que ele tem nas vendas, ele pode responder que nos produtos A e B ele tem 100% de margem quando na realidade este é o percentual do Markup. A Margem correspondente a um Markup de 100% é 50%. Porque? Porque o preço pago pelo comerciante ao fornecedor por estes produtos é exatamente a metade do valor que ele vende, ou seja o que sobra para ele é uma margem de 50%.

Note que o produto D é bem mais rentável que o produto A. Ele tem uma margem de 55% enquanto o produto A tem uma margem de 30%. Quando totalizamos as vendas a margem total ponderada é de 40,1%.

Nunca some percentuais das margens dos produtos para se chegar ao percentual total da margem. Some os valores de vendas e margens e refaça o cálculo conforme indicado neste exercício.

Nesta primeira parte procuramos esclarecer como se calcula a Margem Bruta. Na próxima etapa, vamos chegar até o Lucro Operacional de cada produto para assim chegar a rentabilidade de cada produto e total geral de todos os produtos.


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