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quinta-feira, 10 de junho de 2010

Excel 2007 - Super Cases - Preço de Venda - Parte 2





Agora vamos fazer uma simulação para reforçar o entendimento dos pontos abordados na Parte 1 deste Super Case.
Figura - 02

Observe que na figura 2 acima coloquei uma coluna adicional cujo objetivo é simular algumas mudanças nos parâmetros de preço de tal forma que reduzindo o preço ao consumidor eu ainda consiga obter maior rentabilidade para o comerciante.

Como eu sou inconformado com os impostos que pagamos para a Máquina Mortífera, eu vou usar uma redução de um dos impostos como base para esta mudança. No caso o IPI.

Recentemente o governo federal visando aumentar a demanda por produtos da linha branca e automóveis durante a crise de 2008/2009 reduziu de forma significativa o IPI destes produtos. O resultado foi um aquecimento da economia minimizando o impacto da crise internacional no mercado brasileiro.

Você agora vai aprender de forma prática como isto ocorre.

Na coluna adicional, note que eu fixei o mesmo preço sem impostos da coluna original para o produto D, que é R$ 29,38.

A este preço eu acrescentei os impostos e fiz uma fórmula na linha 10 chegando ao preço de R$ 45,00.

Nesta passagem eu usei o comando do Excel "Atingir Meta" (Veja Super Dica sobre este comando) para que chegasse a R$ 45,00 na linha 10 (Preço ao Comerciante) alterando o índice de IPI. Após feito este comando o percentual de IPI caiu de 20% para 13,47%.

Assim, sem mudar o preço sem impostos do Fornecedor eu cosnegui reduzir de R$ 50,00 para R$ 45,00 o preço ao comerciante.

A partir deste ponto fica a critério do comerciante repassar este ganho ao consumidor. Como o comerciante, neste exemplo quer recuperar um pouco a sua renatabilidade ele subiu de 80% para 95% o seu Markup.

Mesmo com o aumento do Markup do comerciante o consumidor vai comprar este produto por um preço menor, saindo de R$ 90,00 para R$ 87,75.

No mercado brasileiro como em qualquer lugar do mundo, preço menor implica em aumento das vendas, sendo assim vamos ao impacto nas quantidades vendidas pelo fornecedor usando mais uma vez o comando "Atingir Meta" do Excel, para que com os mesmos R$ 100.000,00 faturados na versão original, qual seria o crescimento em quantidades.
Figura - 03

Observe que com este segundo "Atingir Meta", visando chegar a R$ 100.000,00 de faturamento os volumes vendidos pelo fornecedor ao comerciante subiram de 2.000 para 2.222 unidades.

Conclusão: O mercado consumidor é capaz de comprar no comércio R$ 100.000,00 deste produto "D", se o preço for menor as quantidades vendidas serão maiores aquecendo a produção.

Todas os envolvidos ganham!

O próximo Super Case vai tratar de Rentabilidade e usaremos estes mesmos dados para desenvolver o racional desta próxima etapa que o qualificará para trabalhar em setores como um bom Administrador de Empresas.

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