Nesta etapa vamos concluir com uma simulação da rentabilidade do produto D aproveitando o crescimento de quantidades de 2.000 para 2.222 unidades que foi possível graças a redução de impostos (IPI) mencioanda no Super Case Preço de Venda.
A idéia é manter o mesmo Lucro Operacional original deste produto e analisar quanto que o meu custo poderia aumentar sem que afetasse meu lucro.
Veja a figura 6 abaixo apra entender melhor...
Figura - 06
Mais uma vez nos valemos do comando Atingir Meta do Excel para chegarmos ao resultado desejado.
A idéia é que tenhamos o mesmo Lucro Operacional absoluto da versão original com as novas quantidades variando o percentual de Margem e assim resultando num novo custo unitário.
O exercício mostra que uma queda no eprcentual de margem de 55% para 52,3% no produto D é perveitamente sustentável sem perder rentabilidade absoluta. O custo unitário subiria 6% de R$ 13,22 para R$ 14,01 sem afetar o Lucro Operacional que este item gera.
Podemos notar que com uma redução nos impostos proporciona ao Fornecedor trabalhar com um risco de 6% de aumento de custos sem perder rentabilidade absoluta.
Se você teve dificuldade de entender este exercício, será necessário algum treinamento em cálculos proporcionais e porcentagem. Um exercício como este facilmente pode ser requerido em testes de MBAs.
Espero estar contribuindo na formação de futuros Admisnitradores de Empresas.
O arquivo utilizado neste exercício está disponível para download gartuito no link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário