Nesta segunda parte do Super Case sobre Rentabilidade vamos chegar até o Lucro Operacional. É claro que para que um produto chegue até o consumidor e este se interesse em comprá-lo são necessárias ações promocionais. Estas podem ser feitas diretamente nos Pontos de Vendas com a colocação de Displays, Cartazes etc... ou em Mídia através de Revistas, TV ou qualquer véiculo de divulgação em massa. Quando se tem mais verba para gastar normalmente as empresas recorrem a Mídia, porém quando a verba está curta ações promocionais no ponto de venda são sempre benvindas para alavancar vendas.
A estes gastos chamamos de Mídia e Promoção na linha 34 da tabela conforme Figura 5 a seguir:
Figura - 05
Note que estabelecemos um percentual diferente em relação as vendas líquidas para cada produto. Isto ocorre por que cada produto tem um tratamento diferente em termos de divulgação. Uns necessitam mais gastos outros menos para se manterem vivos na memória do consumidor. Também tem a ver com o público alvo de cada um que requer investimentos diferenciados.
A próxima despesa mandatória para que o produto chegue até o logista são os gastos com fretes e comissões. O Produtor ou Fornecedor dos produtos precisa fazer com que os produtos chegem ao seu destino inicial que é a prateleira do comerciante. Para isto tem gastos com uma equipe de representantes comissionados que ganham um percentual por prestar o serviço de atendimento aos clientes. O frete é outro gasto necessário para que o trasnporte até seu destino chegue a tempo e com segurança.
Fixamos um percentual idêntico de 8% para todos os produtos, por considerar que todos tem o mesmo custo em relação às vendas indiferente das características dos produtos. Este gasto pode ser diferente para cada produto por motivos específicos, mas considerei irrelevante esta ponderação para o propósito didático deste exercício.
Finalmente para que a empresa funcione é necessário de gastos administartivos e para finalizar os ingredientes que forma o cálculo da rentabilidade assumimos que estes gastos representam 10% das vendas.
Assim se fizermos as contas a partir da Margem bruta abatendo as linhas de Mídia e Promoção, Fretes e Comissões e Gastos Administrativos chegaremos a rentabiliade de cada produto.
Note que apesar do valor das vendas líquidas do produto A ser ligeiramente maior que o valor das vendas do produto D, o Lucro Operacional do Produto D é quase quatro vezes maior. Isto ocorre por que neste exercício a margem pecentual do produto D que é 55% oferece um retorno muito maior do que os 30% de amrgem do produto A.
Tome tempo observando os dados desta tabela em seus vários aspectos e você verá muitas outras coisas interessantes.
Na parte três deste exercício vamos simular uma outra situação para o produto D para que você reforce o entendimento.
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