Adsense

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Validação de Dados Dinâmica





Se você é novato por aqui assista antes as Vídeo-Aulas do Tio Ilmo, depois volte rapidamente para detonar esta e outras Super Dicas.

No exercício de hoje é fundamental que você já conheça e use com maestria as Super Dicas a seguir antes de começar este exercício:

Definir Nome com Fórmula Embutida
Funções de Endereçamento
Funções de Texto
Endereço Dinâmico
Validação de Dados Simples
Função Deslocamento
Função Contar Valores
Função Indireto

Não se aventure a seguir este exercício se não tiver pleno conhecimento das Super Dicas acima mencionadas, pois você vai literalmente pirar, rs.

Vamos aos trabalhos:

A idéia neste exercício é dinamizar a validação de dados da célula B11 de tal forma que ao escolher uma unidade da federação em B8 (cuja célula já tem uma validação de dados simples) a lista de cidades possíveis seja dinamicamente escolhida entre as três UFs disponíveis, ou seja, se a UF escolhida for SP que somente as cidades de SP sejam válidas na célula B11 e da mesma forma para as outras duas unidades da federação RJ e MG.

Figura - 01


Na figura 1 é possível ver no Gerenciador de Nomes que criamos três nomes com fórmulas embutidas. COLUNA, Dados e DESLOC_COLUNA.

Vamos expor cada um dos três nomes agora:
Figura - 02

Ao ampliar esta figura 2 você vai notar que uma função gigantesca foi agregada na caixa Refere-se a do nome COLUNA.

Esta função já foi exposta na Super Dica Endereço Dinâmico. Visite esta Super Dica caso tenha dúvidas na interpretação desta tripa de dinossauro,rs.

A função já era grande no exercício original e agora dobramos o seu tamanho para poder colocar o sinal de ":" entre duas delas.

O resultado é uma simples área de colunas com três possibilidades por ser dinâmica: $D:$D, $E:$E e  $F:$F dependendo do que for digitado na célula B8.

Chamamos esta área de COLUNA por que conforme a o resultado, a nossa validação de dados vai se basear nela para limitar as Cidades da UF correspondente.

O segundo nome definido com fórmula é o DESLOC_COLUNA.

Figura - 03

Na figura 3 acima você encontra a função CORRESP usada dentro do nome DESLOC_COLUNA.

Esta função também já foi exposta em detalhes na Super Dica Funções de Endereçamento.

A finalidade aqui é definir quantas casas serão deslocadas à direita deste endereço. O resultado vai depender na informação digitada na célula B8. Poderá ser 0, 1 ou 2.

Finalmente o terceiro nome DADOS tem uma função DESLOC que utiliza na sua composição os nomes COLUNA e DESLOC_COLUNA coforme aparece na figura 4 abaixo:

Figura - 04

A função DESLOC foi exposta em detalhes na Super Dica Função Deslocamento .

O interessante nesta composição é a capacidade do Excel incorporar numa fórmula outras fórmulas complexas e ainda atribuir a ela um simples nome DADOS.

Este nome DADOS agora será utlizado numa validação de dados cujo objetivo é dinamizar os dados válidos da célula B11 que lista as Cidades da UF escolhida na célula B8.

Veja como foi construída a Validação de Dados da Célula B11 na figura 5 abaixo:

Figura - 05

Quem olha na figura 5 o conteúdo da caixa Fonte dos dados vai enxergar apenas a expressão =Dados. Na aparência é algo simples, porém por trás desta expressão tem uma enormidade de fórmulas complexas que creditaram a célula B11 o dinamismo que ela exige.

Agora conforme a informação digitada na célula B8, a Validação de Dados da célula B11 será dinâmica, limitando a esta célula somente as cidades relacionadas com a UF escolhida na célula B8.

É simplesmente fantástica a capacidade do Excel 2007 de resolver problemas complexos com soluções conhecidas. A diferença neste exercício é a maestria usada ao juntar várias funções básicas formando uma "melodia suave e harmônica" onde a "orquestra de funções" foram regidas de forma singular pelo maestro que é você usuário de Excel.

Eu sempre afirmo aos meus alunos, que o segredo não é ser programador de VBA, mas sim um maestro no uso de funções básicas do Excel.

Continue curtindo as nossas Super Dicas e Super Cases.

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente trabalho tio Ilmo. Encontrei exatamente aquilo que eu estava procurando. Por favor, tem como disponibilidar as fórmulas utilizadas nesta sua última postagem ? sobre validação de dados ? não consegui ver toda a fórmula através da figura.
Obrigado
amarildoreis@hotmail.com