Adsense

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Função Contar Valores





Se você é novato por aqui assista antes as Vídeo-Aulas do Tio Ilmo, depois volte rapidamente para detonar esta e outras Super Dicas.

A função CONT.VALORES do Excel tem como objetivo contar os eventos contidos numa determinada área da sua planilha. Se for definir uma coluna inteira como área o resultado será a contagem de todas as células que tiverem dados naquela coluna. O mesmo vale quando escolher contar o conteúdo de uma linha inteira. Você pode restringir uma área específica da planilha definindo exatamente a área onde está o conteúdo a ser contado. As células da área selecionada que estiverem vazias, não serão contadas.

No nosso exemplo vamos contar todas as células que contenham dados na coluna F de nossa planilha. Veja como fica a função CONT.VALORES na figura 1 abaixo:
Figura - 01

Note que a área se limita a coluna F, ou seja, $F:$F. Não colocamos o número das linhas para que a função conte todos os dados desta coluna. O resultado é 9 (nove) por que somou do título da UF MG até a última cidade da lista (Uberaba) e encontrou 9 eventos.

Se quisermos contar apenas as cidades a operação é simples, basta subtrair um da fórmula.
Veja como ficaria na figura 2 abaixo:
Figura - 02

Ao subtrair 1 (um) do total da contagem o resultado será o total de Cidades desta lista. O interessante desta função é o seu dinamismo, pois se acrescentarmos mais cidades a lista ela aumentará a contagem proporcionalmente aos novos eventos digitados.

Na sequência de nosso exercício, vamos juntar esta função a outras funções para obter uma fórmula complexa. Continue acompanhando as nossas Super Dicas.

 Até lá...

Nenhum comentário: