Adsense

terça-feira, 13 de abril de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Função Deslocamento





As Super Dicas de Excel 2007 pressupõem que você já tenha algum conhecimento de Excel. Se por acaso você é um usuário iniciante estude as Video Aulas de Exel do Tio Ilmo antes de seguir neste estudo.

A função DESLOC do Excel é classificada com função de Pesquisa e Referência. Isto por que ela busca um valor com base no deslocamento utilizando 5 variáveis.

A primeira variável é a célula de referência, o ponto de partida. Neste exercício será a célula D8.
A segunda variável indica numericamente o deslocamento em linhas.
A terceira variável indica numericamente o deslocamento em colunas.
A quarta variavel indica numericamente a altura deste deslocamento.
A quinta variável indica numericamente a largura deste deslocamento.

Vamos ao exemplo prático:
Parte - 01

A montagem da fórmula indica a célula D8 com nenhum deslocamento nem em linha nem em coluna, ou seja retornou o conteúdo da própria célula D8 que é a cidade de Campinas abaixo da coluna da UF SP.
Figura - 02

Já a figura 2 mostra o deslocamento de linha em 2 posições e o deslocamento em coluna em 2 posições o que resultou no conteúdo da célula F10, a cidade de Uberlandia abaixo da coluna da UF MG.

Se o ponto de partida é a célula D8, dois avanços para a direita levam a célula F8, mais dois avanços para baixo levam a célula F10. Acho que está claro agora.

Figura - 03

Na figura 3 observamos o uso da função DESLOC dentro de uma validação de dados para a célula F17.

Esta validação lista todas as opções que a função DESLOC determinou.
Ponto de partida na célula D8, deslocando zero posições em linhas, 2 posições em coluna e com uma altura de 8 deslocamentos, ou seja, ela vai tomar todas as Cidades da coluna da UF MG e alimentar como opções de dados válidos para serem alimentados na célula F17. Não há deslocamento em Largura neste exemplo.

Note que a função DESLOC proporcionou um nível bem mais sofisticado ao ser usado como parâmetro de FONTE na Validação de Dados.

Nos próximos exercícios vamos sofisticar ainda mais este recurso. Não perca as próximas Super Dicas.

Nenhum comentário: