Adsense

terça-feira, 13 de abril de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Funções de Texto





Para dar sequência a série iniciada com a Super Dica Funçoes de Endereçamento vamos agora às Funções de Texto trabalhando com o mesmo exercício.

A primeira delas e mais popular é a EXT.TEXTO. Esta é uma das funções mais úteis na construção de títulos dinâmicos no Excel 2007. A grande vantagem desta função é sua capacidade de extrair parte dos dados de uma determinada célula e juntá-la a outras partes formando um texto dinâmico.

Observe a figura abaixo e vamos a um exercício prático:
Figura - 01

Vamos analisar a montagem destas fórmula:
1 - A primeira variável é o endereço de onde se quer extrair um determinado texto ou parte dele. Neste exemplo vamos buscar o conteúdo da célula D19 que é $E$8.
2 - A segunda variável mostra em qual caracter do conteúdo da célula D19 começa a extração. Neste exemplo vai começar do primeiro caracter, ou seja, do cifrão à esquerda da letra E.
3 - A terceira e última variável é qual o último caracter a ser extraído. Neste exemplo vamos extrair até o segundo caracter, ou seja, a letra E. O restulado será $E.

A ideía nesta fórmula é extrair o começo do resultado constante na célula D19. A intenção final aqui é ter somente a letra da coluna e não o número da linha deste endereço obtido no exercício anterior com as funções ENDEREÇO e CORRESP.

Agora vamos dinamizar um pouco mais...

Veja como usar a função NÚM.CARACT.
Figura - 02


A construção da função NÚM.CARACT é muito simples. Ela simplesmente toma o endereço de uma célula para contar quantos caracteres tem seu conteúdo. Neste caso o conteúdo analisado é o da célula D19 que armazena a informação $E$8. São quatro caracteres. Note que ao final da função NÚM.CARACT eu subtrai 2  e por esta razão o resultado foi 2 ao invés de 4.

Se o conteúdo fosse $EE$8 o resultado seria 3, por que 5-2=3.

Agora vamos juntar as duas funções aprendidas nesta Super Dica.

Veja a figura 3 abaixo:
Figura - 03

Ao juntar as duas funções, a segunda variável da função EXT.TEXTO se tornou dinâmica. A vantagem deste dinamismo é que quando o conteúdo original tiver 5 caracteres ou mais, a extração sairá correta, pois a idéia é extrair os dados da letra do endereço e despresar o número a linha. Quando o endereço da coluna tem duas letras a função também cumpre o seu papel, enquanto sem este dinamismo ela não extrairia as duas letras necessárias para identificar o endereço da coluna. Esta é a razão de juntarmos as duas funções criando este dinamismo.

Note na figura 3 a diferença dos resultados quando usamos a função EXT.TEXTO isolada e quando juntamos as duas funções.

Ainda vamos dar sequência neste exercício com novas funções relacionadas ao mesmo objetivo. Não percam a sequência.

Nenhum comentário: