Adsense

terça-feira, 13 de abril de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Validação de Dados Simples





Olá amiguinhos,

Se você é novo por aqui conheça as Vídeo-Aulas de Excel do Tio Ilmo primeiro, depois retorne para estudar esta e outras Super Dicas.


Hoje vamos estudar como criar uma validação de dados simples. A idéia é que sejam limitadas as entradas numa determinada célula.

Veja na figura 1 onde se encontra este recurso:
Figura - 01

Observe que no Menu Dados existe um botão na faixa de opções chamado Validação de Dados. Ao clicar neste botão ele abre uma janela com a opção de cadastrar uma validação de dados para impedir que dados não constantes nesta regra sejam inseridos numa determinada célula. No caso queremos limitar a entrada de dados na célula B8 para que somente as três unidades da federação SP,RJ e MG sejam digitadas nesta célula.

Veja na figura 2 como isto é feito a partir desta seleção:
Figura - 02

A primeira coisa a fazer antes de acionar este comando é posicionar o curso na célula que receberá esta validação de dados. Neste caso é a célula B8.

Após clicar no Menu de Validação de Dados aparece uma janela onde se deve fornecer dois critérios de validação na aba Configurações:
1 - Na caixa Permitir é colocado o tipo de validação que neste caso é uma lista.
2 - Na caixa Fonte é colocada a área onde se encontram os dados válidos. Neste caso são os titulos da tabela de Cidades onde aparecem as três UFs, SP, RJ e MG. Esta informação como aparece na figura está na área $D$7:$F$7.

Agora veja o efeito na figura 3 abaixo:
Figura - 03

Note que ao tentar digitar uma informação na célula B8 aparece uma seta à direita da célula que te permite escolher entre as opções de dados válidas. Neste caso são as três UFs válidas, SP,RJ e MG.

Qualquer outra informação que se tentar entrar nesta célula não será aceita, pois este comando limita os dados a estas opções.

Esta é a forma básica de usar uma validação de dados, mas vamos ver como dinamizar esta função do Excel tornando a Validação Dinâmica num próximo exercício.

Assista a série de Video Aulas de Excel 2007 do Tio Ilmo

Nenhum comentário: