Adsense

terça-feira, 13 de abril de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Endereço Dinâmico





Se você não acompanhou este exercício desde o ínício minha sugestão é que veja a explanação das Super Dicas Funções de Endereçamento e Funçoes de Texto. É fundamental que acompanhe desde o ínicio este exercício para que você tenha plena compreensão deste exercício.

Nesta Super Dica Endereço Dinâmico, vamos juntar todo o aprendizado das duas primeiras Super Dicas e formar o resultado final proposto que é ter um endereço dinâmico.

Vamos a fugura 1:

A junção das quatro funções aprendidas nas Super Dicas anteriores gerou um verdadeiro monstro, uma tripa enorme, uma fórmula de difícil interpretação.

Se você não se sente confortável com fórmulas complexas, sugiro você assistir as vídeo-aulas do Tio Ilmo. Depois que estiver treinado, retorne para este exercício.

Vamos interpretar o monstro,rs:
=EXT.TEXTO(ENDEREÇO(8;4+CORRESP($B$8;$D$7:$F$7;0)-1);1;NÚM.CARACT(ENDEREÇO(8;4+CORRESP($B$8;$D$7:$F$7;0)-1))-2)

Nota-se que a função que abriga todas as outras é a função EXT.TEXTO e por esta razão será a mais difícil de entender. Sendo assim vamos lembrar de como ela é construída:

A função EXT.TEXTO tem 3 variáveis separadas por ponto e vírgula. Vamos ver cada uma destas variáveis separadamente extraindo do estômago do monstro cada parte que ele engoliu:

Variável 1:
ENDEREÇO(8;4+CORRESP($B$8;$D$7:$F$7;0)-1)

A primeira variável indica o endereço a ser pesquisado pela função EXT.TEXTO. Usamos duas funções para dizer qual é este endereço e a razão é simples, dar dinamismo a função. O que poderia ser simplesmente uma célula se tornou um monstrinho dentro do monstrão.

Note que a função ENDEREÇO tem em seu conteúdo duas variáveis, linha e coluna, sendo que a segunda que define o número da coluna foi dinamizada com a função CORRESP.

Como estas funções já foram explicadas nas Super Dicas anteriores, sugiro que você volte até elas para entender como elas funcionam detlhadamente.

Note que este endereço varia de acordo com a informação digitada na célula B8.

Variável 2:
Note que após a primeira separação de ponto e vírgula aparece o número 1, que significa que a extração começa no primeiro caracter do conteúdo do endereço. Esta foi fácil.

Variável 3:
A variável 3 como já foi explicada na Super Dica sobre Funções de Texto indica o último caracter a ser extraído do conteúdo do endereço indicado na variável 1.

NÚM.CARACT(ENDEREÇO(8;4+CORRESP($B$8;$D$7:$F$7;0)-1))-2

A função NÚM.CARACT calcula este número que por sua vez usa duas funções para gerar dinamicamente esta variável, são elas as funções ENDEREÇO e CORRESP já explicadas na Super Dica Funções de Endereçamento.

Recapitule estas três funções para entender este resultado.

Quando fragmentada, a função EXT.TEXTO que virou um monstro neste exercício, fica mais fácil de entender, mesmo que ela seja composta de várias outras funções. Esta é a grande sacada do Excel. Poder juntar várias funções em uma só, proporcionando assim o dinamismo necessário.

O objetico deste endereço dinâmico é gerar a área da coluna que iremos usar numa Validação de Dados de nível mais sofisticado.

Acompanhe a sequência desta série de Super Dicas para entender o final da história.

Nenhum comentário: