Adsense

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Excel 2007 - Super Case - Tabela de Jogos Dinâmica - Parte 5 (Classificação dos Times)





Nesta última etapa, vamos usar uma macro simples acionada por um botão para gerar o resultado da classificação dos times no campeonato ao final das 9 partidas.

O uso de Macros básicas foi explanada nas Vídeo-Aulas do Tio Ilmo. Assista a aula específica sobre Macros caso não esteja familiarizado com esta operação.

Fugura - 14

A figura 14 acima, mostra que uma réplica da tabela do Resumo de Resultados a qual foi feita logo abaixo da original, porém a cópia foi feita sem fórmulas e em seguida os dados foram ordenados seguindo os critérios de desempate do campeonato.

Toda esta operação foi feita automaticamente com a Macro acionada pelo botão Ordenar.

Note que somente o conteúdo dos valores foi copiado de tal forma que não sobreponha os títulos da tabela destino que é ligeiramente diferente da origem.

O comando classificar dados do Excel 2007 permite uma série de critérios que devem ser respeitados sequencialmente. Veja na figura 15 abaixo como os critérios foram construídos para que a tabela final ficasse ordenada de tal forma que respeitasse os critérios do campeonato.

Figura - 15

Note que os critérios seguem uma sequência idêntica ao regulamento exigido no campeonato. Se você não estiver familiarizado com o uso do comando Classificar do Excel 2007 assitas as Vídeo-Aulas do Tio Ilmo.

Este é o resultado final do nosso Super Case Tabela de Jogos Dinâmica.

Para retornar as etapas anteriores siga os links abaixo:

Etapa 1
Etapa 2
Etapa 3
Etapa 4


Assista a série de Video Aulas de Excel 2007 do Tio Ilmo

Nenhum comentário: