Adsense

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Função Aleatório





A função ALEATÓRIO do Excel é muito utilizada quando você quer obter dados fictícios dentro de uma gama de dados específica. O Excel 2007 provê duas funções para esta operação:

ALEATÓRIO e ALEATÓRIOENTRE

A função ALEATÓRIO na sua configuração padrão retorna um número entre 0 e 1 incluindo as decimais. O formato padrão é assim: ALEATÓRIO( )

Se você fizer a operação ALEATÓRIO( )*10 retornará um número entre 0 e 10, ou seja, o algarismo que você multiplicar por esta função será o teto dos resultados possíveis.

Se sua planilha estiver com Cálculo Automático, sempre que fizer qualquer mudança na planilha o cálculo será refeito gerando outro número. Se quiser fixar um determinado resultado, use a opção de Cálculo Manual e acione o F9 quando quiser mudar resultado. Assim você tem um maior controle sobre os resultados.

Já o ALEATÓRIOENTRE é mais específico e como o nome diz (ENTRE), ele requer duas variáveis para fornecer um resultado, o menor número e o maior número a ser gerado aleatoriamente. O retorno será sempre números inteiros.

Exemplo:
=ALEATÓRIOENTRE(1,15) - vair retornar um número inteiro entre 1 e 15.

O uso destas funções integradas a outras funções do Excel 2007 oferece um excelente recurso de geração de dados aleatórios.

Logo estarei divulgando um Super Case que demonstrará de forma prática como ela pode ser útil em situações do dia a dia.

Até lá...

Um comentário:

Unknown disse...

É possivel usa a função aleatorio e pedir apenas um resultado em numeros inteiros?