Adsense

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Excel 2007 - Super Case - Tabela de Jogos Dinâmica - Parte 3 (Classificação dos Resultados e Pontos)





Nesta etapa vamos mostrar como chegamos a classificação dos resultados em Vitória, Empate e Derrota, bem como o cálculo dos Pontos.

A figura 7 mostra como classificamos as Vitórias usando uma função condicional SE.

Figura - 07

Note que a codicional compara o resultado de gols marcados e sofridos dentro de casa. Se o total de gols marcados for maior que os sofridos ele retorna S (Sim) confirmando a vitória, do contrário ele retorna N (Não).

A coluna ID ao lado apenas cria uma identificação do código do time mais o sinal obtido na função da coluna Vitória. Esta identificação vai auxiliar na consolidação final da tabela de resultados. Foi usada uma concatenação para juntar a informação da coluna E com a coluna K.  O primeiro jogo deu "01S" porque o time de código "01" venceu o jogo.

Veja a figura 8 abaixo para saber como definimos a coluna de empate.

Figura - 08

A função condicional SE neste caso compara os gols marcados com os gols sofridos e caso sejam iguais retornam como resposta o "S", do contrário o "N". Muito simples de entender.

Vamos a colunda da derrota que é mais interessante:

Figura - 09

Agora usamos um truquezinho esperto pra resolver a coluna de Derrotas. Note que na condicional SE é feita a leitura das colunas de Vitórias e Empates. Se ambas tiverem a resposta "N", logo a coluna derrota será "S". Para isto foi usada dentro da fórmula condicional SE uma concatenação do resultado das colunas Vitória e Derrota criando o código "NN". Se o resultado for verdadeiro o time foi derrotado. Voilá!!!!

Para finalizar vamos aos Pontos. A condicional é relativamente simples mas é composta de duas condicionais uma dentro da outra.

Veja a figura 10:
Figura - 10

A figura 10 mostra a condicional que primeiro analisa se na coluna Vitória tem a letra "S", se for verdadeira lance 3 pontos. Logo em seguida caso a primeria condição não seja atendida é analisada a coluna de Empate e caso esta também não tenha o "S" que confirma o emapate ela retorna Zero que é a pontuação dada pela derrota. Exatamente igual a pontuação usada em campeonatos de futebol no Brasil.

Estas etapa do exercício cobriu os resultados dos times em Casa, mas a mesma operação foi repetida para os resultados Fora de Casa, o que dispensa sua explicação.

Na próxima Etapa deste Super Case vamos demonstrar estes resultados num resumo que já vai dar suporte a tabela final de classificação. Fique ligado.

Clique Aqui para a Próxima Etapa

Assista a série de Video Aulas de Excel 2007 do Tio Ilmo

Nenhum comentário: