Adsense

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Excel 2007 - Super Case - Tabela de Jogos Dinâmica - Parte 4 (Resumo dos Resultados)





Nesta etapa vamos usar bastante as funções SOMASE e CONT.SE que já foram explicadas nas Vídeo-Aulas e Super Dicas.

O objetivo agora é montar uma tabela resumida com os resultados consolidados de cada time.

Vamos a figura 11:
Figura - 11

Na coluna Pontos deste Resumo foi usada a função SOMASE para somar os pontos obtidos em casa e fora pelos times. Se você já é familiarizado com esta função não terá dificultade de interpretá-la, pois a única coisa que foi feito de diferente foi somar duas operações numa mesma célula. Caso tenha dúvida como usar a SOMASE recorra as Vídeo-Aulas do Tio Ilmo ou as Super Dicas.

Veja como consolidamos o total de Vitórias de cada time na figura 12 a seguir:
Figura -12

Note que agora vamos usar como base a coluna ID criada no passo anterior para identificar as vitórias na lista de dados. Se você retornar a etapa anterior, vai notar que na coluna ID existe uma junção entre o código do time e o sinal "S" de Vitória ou "N" que diz que não venceu. O primeiro time caso seja o vencedor de uma partida terá o código "01S" e toda vez que a função de contagem encontrar este evento na lista de dados ela vai somar mais uma vitória para este time.

Veja na figura 13 como foi computado o total de empates:

Figura - 13


Note que apesar de simples é bem esperta esta fórmula, pois ela se vale de resultados já disponíveis na tabela para definir o seu resultado por eliminação. Se o total de pontos do primeiro time é 10, logo o total de empates é 10 menos os pontos das vitórias deste time, no caso 3x3=9, já que os empates concedem 1(um) ponto por jogo o resultado será 1 (um) empate. Interessante não?

O total de derrotas também ocorre por eliminação. Se o total de jogos é 9 e o primeiro time da lista teve 3 vitórias e um empate, logo ele sofreu 5 derrotas. Muito básica esta.

Os Gols Pró e Contra seguem a mesma lógica da função condicional usada na coluna de Vitórias e o saldo de gols é a simples diferença entre os gols Pró e Contra. Estas variáveis não precisam de muita explicação, já sua operação é similar a outras já explanadas neste exercício.

Na próxima etapa vamos usar uma Macro simples para copiar esta tabela para uma área livre da planilha e usar o recurso de classificação de Dados do Excel 2007 para ordenar segundo critérios pré definidos qual a classificação dos times após estes resultados.

Clique Aqui para a Próxima Etapa

Assista a série de Video Aulas de Excel 2007 do Tio Ilmo

Nenhum comentário: