Nesta segunda etapa do nosso Super Case Tabela de Jogos Dinâmica, vamos aprender como gerar o resultado dos jogos em Gols marcados e sofridos.
Tanto para os Gols Pró, quanto para os Gols Contra, nós usamos a função ALEATÓRIOENTRE para gerar aleatoriamente o total de gols. Definimos uma variação entre 0 e 6 gols incialmente conforme mostra a figura 5 abaixo:
Figura - 05
Ao usar este intervalo de possíveis gols de 0 a 6, muitos resultados um tanto improváveis apareceram na lista de jogos. Inclusive neste exemplo aparece um sonoro 6x6, além de vários jogos com placares bastante elásticos para o padrão de resultados normais do futebol. Para dar mais realismo a estes resultados criei uma coluna adicional na lista para corrigir um pouco esta discrepância em relação a realidade.
Veja como ficou na figura 6 abaixo:
Figura - 06
Note que criei uma fórmula condicional onde caso o número obtido na simulação anterior for maior ou igual a 4 que deste resultado seja subtraído um número aleatório entre 0 e 3. Isto corrige um pouco a discrepância gerando resultados mais realistas com os placares do Futebol sem deixar que goleadas ocorram de vez emquando. Compare as duas colunas e veja a diferença entre elas.
A função condicional SE usada neste exercício já foi exposta nas Vídeo-Aulas do Tio Ilmo. Não deixe de rever como ela é usada caso tenha dúvida.
Na próxima etapa vamos mostrar como classificamos os resultados entre Vitória, Empate e Derrota e também a definição dos pontos obtidos pelos times conforme o resultado obtido.
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