Adsense

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Excel 2007 - Super Case - Tabela de Jogos Dinâmica - Parte 1 (Definição dos Jogos)





Se você não está familiarizado com os comandos do Excel sugiro antes que conheça as Video-Aulas de Excel do Tio Ilmo e as Super Dicas antes de seguir neste Super Case.

Recentemente nós tratamos de um Super Case de Tabela de Jogos simples, que ensinava truques de como gerar confrontos para um campeonato de 10 (dez) times onde todos os times jogam entre si. Agora nós vamos utilizar esta informação para gerar efetivamente uma tabela de jogos dinâmica, com resultados aleatórios que resultam numa Classificação final para um campeonato de futebol. Nada mal para um ano de Copa do Mundo.

Todas as funções utilizadas neste Super Case, já foram expostas em Super Dicas ou nas Vídeo-aulas, sendo assim não vamos tomar tempo explicando o uso das funções, mas sim explicaremos a metodologia usada para resolver este caso. Para quem não conhece os Super Cases, eles são soluções para casos do dia a dia usando o Excel 2007 como ferramenta de suporte.

Vamos aos trabalhos...
Figura - 01

Clique na figura 1 acima e verá qual o objetivo final deste exercício. Queremos criar uma tabela similar aquelas usadas em campeonatos de futebol, porém com diversos recursos dinâmicos que permitirão simular os resultados dos jogos, além de estabelecer a classificação final dos times em disputa respeitando critérios de desempate no mesmo formato de campeonatos disputados no Brasil.

Fugura - 02

A figura 2 acima mostra a tabela de confrontos entre os times explicada no Supercase Tabela de Jogos.

A primeira missão a ser feita é criar uma lista de confrontos a partir desta tabela o método para criar esta lista de confrontos é o uso do Colar Especial Transpor já exposto numa Super Dica recentemente.

Veja como fica esta primeira parte na figura 3 abaixo:
Figura - 03

Este é o resultado de um Colar Especial Transpor, porém se quiser também pode estabelecer um vínculo desta lista com a tabela de confrontos, que aliás foi isto que fiz neste caso, visto que a lista não é tão grande assim, pois tem um total de 45 confrontos nas 9 rodadas do campeonato. Como tenho um bom conhecimento do sincronismo do Excel no uso de Copiar e Colar, eu não precisei fazer manualmente cada um dos 45 vínculos dos confrontos. Eu fiz apenas os cinco primeiros e depois com copiar e colar simples aliado a uma fixação de célula em coluna o trabalho foi bem facilitado. Estes truques não se explicam se descobrem com o uso contínuo do Excel.

Figura - 04

A figura 4 mostra a próxima etapa que é definir os Jogos em Casa e Fora de Casa. Usei a função EXT.TEXTO para isto, fazendo referência a coluna D onde estão os jogos.

Note que a cada cinco jogos, ou seja, a cada rodada, eu inverto a posição do jogo em Casa e Fora, bastando adequar a fórmula de extração de texto. Esta operação é necessária senão beneficiaríamos alguns times por jogarem muito mais vezes em casa do que os outros. O resultado final vai deixar a metade dos times com 5 jogos em casa e a metade com 4 jogos em casa, sendo que cada time joga um total de nove vezes. Num campeonato oficial de 9 jogos algum critério deve ser definido para que um time jogue mais vezes em casa do que outro, porém no nosso exercício usamos uma regra simples para fechar a gama de jogos da tabela beneficiando 5 dos 10 times com um jogo a mais dentro de casa.

Como este Super Case é longo vamos didiví-lo em partes.

Acompanhe a segunda parte onde trataremos dos Gols marcados e sofridos pelos times usando a função ALEATÓRIO já explicada numa Super Dica recentemente.

Clique Aqui para Próxima

Assista a série de Video Aulas de Excel 2007 do Tio Ilmo

Nenhum comentário: