Adsense

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Excel 2007 - Super Case - Números Mágicos - Parte 2 - Cálculo da Resposta





Vamos olhar algumas Figuras para entender como a planilha foi construída:



Figura - 02


Como foi citado anteriormente para o cálculo funcionar corretamente fizemos uma limitação na entrada das letras das linhas usando o recurso de Validação de Dados.

Uma vez digitadas as letras, o cálculo vai procurar uma resposta para este conjunto de letras.


Figura - 03

Observe que usamos uma função PROCV que vai buscar numa tabela a resposta para o conjunto de letras. Na fórmula fizemos uma concatenação das quatro letras digitadas para que a função encontre um evento correspondente na tabela para retornar o resultado. Conforme sinalizado acima, é possível ver que o número "6" aparece nas duas linhas mencionadas "BC". Aliás, a única resposta possível para esta composição é o número "6".
Figura - 04

Na figura 4 acima vemos na fórmula as células correspondentes às letras escolhidas sendo concatenadas.


Figura - 05

Colocamos uma Formatação Condicional na reposta para que quando a entrada for inválida apareça apenas uma barra vermelha. Isto foi feito formatando o número e o preenchimento das células quando a resposta não for encontrada. Este comando é útil para alertar o usuário de que a entrada é inválida. Esta condição somente irá ocorrer quando as células estiverem vazias, uma vez que já criamos a Validação de Dados.

Figura - 06

Observer na figura 6 acima um pedaço da tabela onde são coletadas as respostas para a função PROCV (Assista as Vídeo Aulas de Excel para aprender a usar o PROCV). Conforme citamos anteriormente, são mais de 150 combinações de letras.

Para alguém memorizar as 150 combinações e dar uma resposta em menos de um minuto somente sendo um Mágico, rs.
 Figura - 07

 A Figura 7 acima mostra a única informação disponível para o Mágico adivinhar qual é o número que o seu amigo imaginou. Esta é uma das mais de 150 combinações de letras.

Você deve estar perguntando como isto é possível? Escreva um comentário nesta postagem que eu te explico e ainda te envio uma cópia gratuíta do arquivo usado neste exercício por e-mail para você se divertir com seus amigos.


Um comentário:

Unknown disse...

Poderias enviar planilha do case números mágico no meu email.

obrigado.