Adsense

terça-feira, 16 de março de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Formatação Condicional




Agora uma dica um pouco mais avançada e que ajuda muito quando se quer visualizar rapidamente onde temos problemas a serem resolvidos no nosso dia a dia. No exercício proposto temos objetivos de vendas que quando não alcançados irão sinalizar em vermelho a variação negativa usando o recurso de formatação condicional do Excel.

Todo exercício que envolve condicionais se tornam um pouco mais complexos, pois você precisa ter noções básicas de como usar sinais lógicos matemáticos tais como maior, menor, igual, maior ou igual etc...

Se você domina estes sinais, acompanhe este interessante exercício:



Figura - 01

O objetivo deste exercício é sinalizar com cores os valores das colunas de variação da tabela da figura 1 acima. Note que os resultados alguma vezes é negativo e outras positivo. Vamos preencher em vermelho s resultados negativos e os positivos em verde. Desta forma, uma rápida olhada na planilha nos chamará a atenção para os resultados que não são satisfatórios, bem como os bons resultados.


Figura - 02

Na figura 2 acima está destacado o menu que aciona a Formatação Condicional e adiciona novas regras.

Figura - 03

Na figura 3 demonstramos como acionar uma regra do tipo "É menor do que"para uma determinada célula.

Figura - 04

Na figura 4 definimos que se o resultado for menor do que zero a célula será preenchida com a cor vermelha.
Figura - 05

A figura 5 mostra que é possível ao mesmo tempo que foi preenchida em vermelho a célula pode receber uma formatação na fonte do texto. No caso colocamos o texto em branco e negrito. É possível fazer outras formatações na célula como bordas e números.
Figura - 06


Depois de feita a primeira regra, outras regras podem ser acrescentadas usando o menu de "gerenciar regras". No nosso exercício vamos seguir os mesmos passos da primeira regra e usando o "Gerenciar Regras" adicionar uma nova regra para colorir de verda os resultados positivos.

Na figura 7 abaixo você verá o resultado final da planilha após a formatação.

Figura - 07

Observe que rapidamente ao olhar a tabela você já identifica onde estão os problemas. Apenas reforçando que esta formatação é condicional, ou seja, se os valores mudarem na planilha ela automaticamente fará os ajustes de cores.

Caso queira a planilha usada neste exercício baixe no link abaixo:
Formatação Condicional

Assista a série de Video Aulas de Excel 2007 do Tio Ilmo

2 comentários:

UP! net disse...

Perfeito, era o qu euestava procurando.
obrigado

UP! net disse...

perfeito