Adsense

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Excel 2007 - Super Case - Números Mágicos - Parte 1 - Visão Geral



>

Olá Amiguinhos!

Hoje é dia de brincar com números. Vou ensinar vocês a criarem uma planilha com um jogo de adivinhação de números. Como vamos utilizar alguns recursos de nível intermediário, recomendo que você veja as Super Dicas relacionadas aos comandos que vamos usar sempre que o recurso for utilizado.

Vamos a figura 1 para apresentarmos melhor este Super Case que chamamos de Números Mágicos.
Figura - 01

Se julgar necessário amplie as figuras clicando sobre elas.

Na Figura 1 acima vemos uma tabela com cinco linhas, cada uma representada por uma letra de A até E e algumas colunas ao lado preenchidas com números.

Mais abaixo um pequeno quadro entitulado "Linhas" para que em cada uma das 4 células seja digitada uma das 5 letras possíveis. Estas células são controlada por Validação de Dados para que somente uma das cinco letras sejam aceitas em cada célula.

Ao lado um outro quadrinho com a resposta relacionada com o conjunto de letras digitado.

Este jogo consiste em digitar um conjunto de letras visando mostrar qual número corresponde às letras mencionadas na tabela de Linhas. Podem ser digitadas de uma a quatro letras.

A brincadeira funciona da seguinte forma:

Você pede para alguém mentalizar um número de 1 a 30 e depois peça a pessoa para olhar na tabela principal e ver em quais linhas o número escolhido aparece. Uma vez identificadas as linhas, a pessoa digita as letras correspondentes às linhas na tabela "Linhas". O resultado vai aparecer ao lado confirmando a escolha do número. Você, o "Mágico", não pode olhar o que a pessoa está digitando.

De posse do conjunto de letras, a pessoa te diz as letras e você que é o mágico vai adivinhar qual o número que a pessoa escolheu, baseando-se apenas no conjunto de letras citado pela pessoa.

São mais de 150 combinações de letras e o mágico vai responder em menos de um minuto qual o número escolhido pela pessoa.

Na sequência vamos explicar passo a passo a construção deste jogo.

Parte 2 - Cálculo

Nenhum comentário: