Adsense

terça-feira, 11 de maio de 2010

Excel 2007 - Super Case - Cenario Economico - Parte 4






Vamos olhar analiticamente alguns números de nossa tabela para finalizar este Super Case.

Figura 10 - Visão Geral

Observe que a medida que a Taxa de Juros Nominal é reduzida o PIB sofre oscilações para baixo e para cima.

Como o PIB é um indicador chave da economia de um país, quanto maior o seu crescimento, melhor a saúde geral do país.

No ano de 2014 tivemos a melhor performance, 5,2%. Se eu tivesse que escolher o melhor nível desta taxa de juros eu escolheria mantê-la em torno de 4%, por que este nível proporcionou o melhor crescimento do PIB.

Este resultado foi obtido por que esta taxa gerou um taxa real de 40% que por sua vez proporcionou um crescimento do comércio interno de 8% sem cair muito o nível das exportações.

Observe que na passagem do ano 2011 para 2012, mesmo com a queda da taxa de juros de 8% para 6%, o PIB caiu de  4,4% para 4%. Uma análise superficial da situação neste ano poderia levar o Banco Central a voltar a taxa nominal ao nível de 2011, mas como o governo deste país é intrépido e analisa cuidadosamente todas as variáveis econômicas ele resolveu seguir com as reduções da taxa nominal até encontrar um novo crescimento do PIB. O que ocorreu em 2014.

Você pode pensar, mas e a taxa crescimento do emprego que caiu em 2014 versus 2011? Uma análise mais profunda da taxa de emprego o levará a perceber que numa economia crescente a qual vai se tornando madura, o percentual de crescimento de emprego tende a ser menor do que em anos anteriores, o que não significa que o desemprego aumentou, mas simplesmente que a maioria da população ativa já está empregada e o crescimento tende a cair ano a ano pela consolidação da economia.

Países com economias mais estáveis tem seu nível de crescimento do PIB menor do que economias em desenvolvimento. É óbvio que quem tem muito o que crescer apresente níveis mais elevados de crescimento.

Olhe para você mesmo e note que após certa idade você parou de crescer (para cima), mas continua crescento para os lados, rs.

Penso que com este Super Case você já possa arrumar um emprego no próximo governo, rs.

Como disse, Economia não é minha especialidade, apenas fizemos mais um Super Case para que você desenvolvesse seu nível analítico. Desta vez abordando algo mais político econômico.

Acompanhe todos os Super Cases, mantenha-se antenado.

Nenhum comentário: