Adsense

terça-feira, 6 de abril de 2010

Excel 2007 - Super Cases - Tabela de Jogos





Neste Super Case Tabela de Jogos vamos aprender como estruturar uma tabela de um campeonato disputado por 10 times. Parece simples construir uma tabela de jogos, porém se considerarmos que este campeonato é de pontos corridos e que todos os times jogam entre si, vale a pena conhecer algumas técnicas para formar uma tabela de jogos que cubra todos os jogos sem que na mesma rodada um time jogue mais do que uma vez.

Vamos a técnica que eu uso quando quero montar uma tabela como esta.

Veja a figura 1 abaixo e observe como foi feita a montagem dos confrontos. (Clique na figura para ampliar)

Figura - 01

Observe que a tabela foi construida com 10 linhas e 9 colunas. As 10 linhas e as noves colunas representam os times que farão os confrontos entre si.

Observe a função condicional utilizada para formar os confrontos e vamos interpretá-la:

=SE($C5>=D$4;"";$C5&"x"&D$4)

1 - Se C5 for maior ou igual a D4 não preencha nada (em C5 e D4 estão enumerados os times). A idéia é que se o número correspondente ao time que está na linha 5 não seja igual ao número do time da coluna D. Esta operação condicional é feita para evitar que ocorra o confronto de um time contra ele mesmo. O sinal de maior é para facilitar a cópia desta fórmula para as demais células da tabela.
2 - Caso a condição descrita acima não ocorra, concatene(junte) a informação contida em C5 com a letra "X" e a informação contida na célula D4. A idéia é formar uma disputa de um time contra o outro, do tipo 1x2, 2x3, 3x4 etc...
3 - Se esta fórmula for corretamente construída respeitando inclusive a posição dos cifrões de fixação de linhas e colunas, a mesma poderá ser copiada para todas as células da tabela e os confrontos serão formados automaticamente sem nenhuma duplicidade.

Este processo agiliza bastante a formação dos confrontos. Pratique bastante esta metodologia inclusive para tabelas com mais times, se desejar.

Agora vamos a parte mais complexa que é formar a tabela encaixando os confrontos definidos acima de tal forma que nunca ocorra dois jogos do mesmo time na mesma rodada do campeonato.

Vamos lá... veja a figura abaixo: (Clique na figura para ampliar)

Figura - 02

Se são 10 times na disputa, teremos 9 rodadas visto que o mesmo time não joga contra si mesmo. Cada rodada terá cinco jogos para que todos os 10 times joguem em todas as rodadas.

Nas linhas da tabela estão as rodadas e nas colunas os jogos. Na primeira coluna simplesmente coloquei todos os confrontos do time de número 10. Na coluna dois coloquei os confrontos do time de número 9 contra todos os seus adversários exceto os adversários de número 1 e 10. Na terceira coluna coloquei os confrontos do time de número 8 contras os times de 3 a 7. Na quarta coluna coloquei os confrontos do time de número 7 contra seus adversários de 4 a 6. Por último na quinta coluna coloquei o confronto do time 5 contra o time de número 6. Observe que nesta técnica a medida que se avança nas colunas que representam os jogos, eu troco o número time e reduzo gradativamente o número de confrontos do mesmo.

Observe que a rodada número 1 já tem todos seus confrontos definidos sem que nenhum time apareça duas vezes, ou seja, todos os times participaram para completar esta rodada. Na segunda e terceira rodada só falta completar um jogo que será facilmente definido por eliminação, mas vamos a segunda etapa da montagem da tabela de jogos.

Veja a figura 3 abaixo:
Figura - 03


Observe que adicionei os confrontos do time de número 1 contra os adversários correspondentes a cada coluna, ou seja, na coluna 2 estão todos os jogos do time de número 9 então acrescentei o jogo do time de número 1 contra o time de número 9 nesta coluna e assim sucessivamente para as demais colunas.
Assim completamos a rodada 2 e deixamos as rodadas 3 e 4 com a falta de apenas um jogo que também poderia ser preenchido por eliminação, mas vamos continuar nossa técnica.

Veja a figura 4 abaixo:
Figura - 04

Obseve que agora acrescentei os confrontos restantes do time de número 1 de forma decrescente a partir da coluna 2, ou seja, o confronto contra o time 5 foi lançado na coluna 2, o confronto contra o time 4 na coluna 3 e assim até completar na coluna 5 com o último confronto do time 1 contra o time 2. Completamos a rodada 3 e nas rodadas 4 e 5 falta apenas um jogo que poderia ser colocado por eliminação.

Vamos a mais uma etapa conforme aparece na figura 5 abaixo:

Fugura - 05
As células preenchidas na cor roxa completam os jogos dos times que predominam nas colunas. Observe que o último jogo do time 8 é contra o time 2 (2x8). Já contra o time 7 restavam dois confrontos (2x7 e 3x7) e para o time 6 três confrontos (2x6,3x6 e 4x6). Note que nas células roxas o time de número 2 aparece nas tres colunas formando uma sequência lógica de confrontos.

Para finalizar, basta completar com jogos não listados até agora de tal forma que um time não apareça na mesma rodada duas vezes. Isto pode ser feito por eliminação já que agora quatro das cinco rodadas que restam para completar só têm pendente um jogo sendo que apenas uma delas tem dois jogos faltando.

Veja como fica a tabela final:
Figura - 06

Observe que na coluna 5 as células foram completadas com os confrontos restantes do time 2, na coluna 4 os confrontos restamtes do time 3 e na coluna 3 o confronto restante contra do time 4.

Para facilitar o preenchimento e checagem da tabela sugiro que você vá marcando na tabela de confrontos da figura 1 acima, aqueles confrontos que já foram inclusos na tabela de jogos durante cada uma das etapas acima. Desta forma fica mais fácil perceber quais jogos a cada etapa já foram contemplados na tabela.

Penso que com esta técnica você já pode organizar um torneio com seus amigos. Em breve estarei desenvolvendo novos Super Cases relacionados a esportes, ranking, simulações de resultados dos jogos etc...

Mantenha-se antenado.

Para baixar o arquivo utilizado neste exercício siga o link:
Tabela de Jogos - Arquivo Excel

Assista a série de Video Aulas de Excel 2007 do Tio Ilmo

Nenhum comentário: