Adsense

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Importação de Textos - Parte 2







Olá amiguinhos,

Para completar nossa Super dica sobre Importação de Textos, vamos ver mais algumas ilustrações:


Figura - 06

Vamos usar a função de texto chamada ARRUMAR para começar nosso trabalho. Esta função tem como objetivo eliminar do texto original todos os espaços em branco excedentes antes e depois do texto.


Figura - 07

Na figura 7 acima usamos uma outra função de texto chamada Localizar em conjunto com a já conhecida função Extrair Texto (vide Super Dica) para começarmos a organizar nossa tabela.

=EXT.TEXTO(B2;1;LOCALIZAR(" ";B2;1))

A idéia da função Localizar é identificar qual o número da posição do primeiro caracter "vazio" da esquerda para a direita, ou seja, o espaço. Encontrando este número usá-lo como último caracter da função EXT.TEXTO.

O resultado desta função será a extração da primeira palavra encontrada na linha do texto. Isto não é suficiente para nossas pretensões, afinal queremos todas as palavras que compõem o Título. para isto criamos uma cadeia de pontos usando a função Localizar.

Veja na figura abaixo a nossa idéia.
Figura - 08

Vamos interpretar esta função:
=SE(ÉERROS(LOCALIZAR(" ";$B2;1+H2));H2;LOCALIZAR(" ";B2;1+H2))
Observe que a primeira função Localizar segue o mesmo padrão da mencionada anteriormente só que soma ao ponto de partida do deslocamento o número encontrado na posição anterior. O que quero dizer é que se para encontrar a posição do primeiro espaço no texto que é 5, conforme aparece na célula H2, o resultado da célula I2 será a localização do segundo espaço, pois estamos iniciando a localização depois da posição do primeiro espaço.

O resultado será a posição do segundo espaço, que no caso chegou a 17.Colocamos uma função condicional SE para que quando encontrar um Erro (Função ÉERROS) na fórmula, manter o resultado da coluna anterior. O erro ocorrerá quando o texto não tiver mais do que duas palavras. Repetimos esta fórmula em sete colunas, pois os nomes dos Títulos das Reflexões pode ter até 7 palavras.

Observe que a primeira reflexão fixa na posição 17 até a sétima coluna, visto que esta refelxão tem apenas dois espaços para encontrar a posição. Outras Reflexões podem ter mais posições de espaços por terem mais palavras na sua formação.

Figura - 09

Veja em destaque que a Reflexão Grão de Areia e Grão de Feijão tem várias palavras e portanto várias posição de espaços a serem identificadas.

Figura - 10

Apenas para completar a última variável necessária para separarmos o Título da Categoria de nossas reflexões vamos contar o total de caracteres que tem em cada linha de texto usando a função NUM.CARACT já demonstrada em uma Super Dica anterior.
Vamos separar primeiro a Categoria.

Figura - 11

Note que a função Texto Direita foi usada para resolver a questão. Esta função extrai de um texto os caracteres a partir da direita do texto conforme a contagem da segunda variável da função que é o recuo.

=DIREITA(B62;G62-N62)

Onde B62 é o texto original, G62 é o número total de caracteres do texto original e N62 abriga o total de caracteres a ser abatido para se achar o recuo necessário a partir da Direita. No caso da Reflexão Grão de Areia e Grão de Feijão o recuo foi de 8 posições. O resultado da função texto Direita foi a palavra Natureza e é a Categoria desta Reflexão.

Figura - 12

Para finalizar usamos a função EXT.TEXTO para extrair o Título da reflexão.

=ARRUMAR(EXT.TEXTO(B62;1;G62-NÚM.CARACT(E62)))
Note que o deslocamento à direita é uma operação que deduz do total de caracteres em G62 o total de caracteres da célula E62 que é a Categoria. Em outras palavras o Título foi obtido por eliminação da Categoria.

A função ARRUMAR foi usada para eliminar espaços que podem ficar de um lado ou de outro do texto após a extração.

Fim do processo, agora temos em duas colunas o Título e a Categoria de cada Reflexão.


Importação de textos Parte 1


Para saber mais vejam todas as Super Dicas no link abaixo:

Lista Completa das Super Dicas.

Nenhum comentário: