Adsense

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Importação de Textos - Parte 1







Olá amiguinhos,

Uma tarefa muito comum é importar arquivos no formato texto para dentro do Excel. Estes arquivos normalmente contém tabelas de dados que o usuário gostaria de usar para adicionar cálculos analíticos no Excel.

Hoje vamos aprender nesta Super Dica como o Excel trata as importações de texto de forma que os números do arquivo de texto original possam ser manipulados com fórmulas no Excel.


Figura - 01

Na figura 1 acima está demosntrando como salvar uma página da Internet em formato texto. Nesta página estão listadas as reflexões do Tio Ilmo extraídas do Blog Máximas e Reflexões. Quando tiver um tempo visite este Blog e conheça este lado poético do Tio Ilmo, rs.

Voltando ao planeta Excel...

Figura - 02

A figura 2 acima mostra o arquivo texto aberto no Bloco de Notas. Observe que aquela tabela bonita e organizada que estava originalmente no Site, agora se transformou num listão esquisito sem separação de colunas entre Título da Reflexão e categoria da mesma. A nossa missão é tentar re-organizar isto no Excel para poder usar os dados em colunas distintas.

Vamos importar este arquivo para o Excel...


Figura - 03

A tela na figura 3 acima aparece quando você tenta abrir um arquivo texto no Excel. Ele oferece dois tipos de classificação para os dados originais do arquivo texto: DeliminatoLargura Fixa. O Delimitado é mais útil quando o arquivo original tem um caracter de separação entre as palavras no aquivo original.
Caracteres de separação podem ser vírgulas, ponto e vírgulas, barras, espaço etc...

O Largura Fixa é usado quando se quer definir manualmente a separação das colunas. Neste caso é necessário que cada campo do arquivo texto seja mais uniforme em termos de tamanho.

No nosso caso vamos usar a opção Delimitado visto que não temos uniformidade no tamanho dos campos. A opção que nos resta para separar em colunas é o "Espaço" entre as palavras. Muitos arquivos textos originados de bancos de dados gigantes já são criados com caracteres de separação para facilitar esta operação, tais como vírgulas, barras ao invés de ter aoenas o "espaço" entre as palavras. Isto facilita o trabalho na importação. Não é o nosso caso, pois nosso arquivo original separa as palavras apenas pelo espaço entre elas.

Figura - 04

Na figura 4 acima você vê o resultado de nossa importação. Note que o título da reflexão foi quebrado em várias colunas. Isto ocorreu porque os títulos das reflexões são compostos de várias palavras.
A última coluna de cada linha mostra a Categoria de cada reflexão. Neste caso isolar a categoria foi um fator positivo. O problema é que por conta da quebra do Titulo, a Categoria ficou isolada em várias colunas distintas ficando difícil analisar a tabela.

Apenas para mostrar como ficaria a importação se não escolhecemos o Delimitador de espaço:


Figura - 05

Não demarcamos o delimitador Espaço na importação e o texto foi importado integralmente numa única coluna. Para nosso exercício esta é a melhor opção visto que usaremos funções do Excel apra separa o Título da Catageria de cada Reflexão.

Na próxima etapa desta Super Dica vamos dar sequência neste exercício a partir deste ponto. A ídéia é quebrar a tabela em apenas duas colunas para ficar semelhante ao que está originalmente no Site, o Título completo numa coluna e a Categoria na outra.


Assista todas as Super Dicas no link abaixo:

Nenhum comentário: