Adsense

terça-feira, 18 de maio de 2010

Excel 2007 - Super Cases - Lista de Compras





Quem já não se deparou no supermercado com alguém a sua frente no caixa retirando coisas do carrinho a medida em que a pessoa da caixa vai contabilizando a compra. Elas observam que seu dinheiro não vai dar pra pagar o total da compra e começam a selecionar os itens mais prioritários.

Caso você seja um destes típicos brasileiros sugiro que você antes de ir ao Supermercado da próxima vez, faça uso deste Super Case Lista de Compras para auxiliá-lo a tomar a decisão previamente.

Na figura a seguir você verá uma tabela representando a lista de compras. A tabela contém seis colunas sendo que duas delas vamos usar para auxiliar na nossa decisão.

Figura - 01

Para caber na ilustração eu selecionei apenas os itens finais da tabela, mas saiba que esta lista contém cerca de cinquenta itens classificados por Categoria e por Prioridade.

Como se pode ver na figura, logo abaixo do total dos itens da lista tem uma linha chamada de Caixa Disponível que é o valor que o cidadão pode gastar sem estourar o orçamento. Mais abaixo a diferença aparece em destaque.

A idéia aqui é usar filtros na tabela para encaixar a lista de compras no orçamento. Para saber mais sobre Filtros confira a Super Dica que trata do assunto. Super Dica Filtros.

Também estamos fazendo uso da função SubTotal já explanada na Super Dica Função SubTotal.

Vamos ao primeiro filtro que é selecionar os itens por Prioridade. Para começar vamos escolher apenas os itens de Prioridade 1, afinal é assim que decidimos nossos gastos no dia a dia, certo? Espero que sim, rs.

Figura - 02

É possível ver que agora está sobrando algum dinheiro e por conta disto sendo um bom brasileiro vamos gastar mais encaixando mais alguns produtos nesta lista. Vamos mais no campo Prioridade selecionar a Prioridade 2 e ver aonde chegamos.

Figura - 03

Agora o alerta vermelho acionou novamente e temos que cortar alguns itens da lista. Estouramos em R$ 70,30. Obviamente vamos escolher os itens da Prioridade 2 e de preferência os mais caros dentre estes.

Figura - 04

Agora as coisas estão melhores ajustadas. Eliminamos alguns itens caros da Prioridade 2 e ainda sobrou R$ 3,30 que pode ser gasto com uma quantidade maior de algum item da Prioridade 1 ou 2 conforme a necessidade.

Espero que com este Super Case, você consiga se planejar melhor e não empaque mais as filas nos caixas de Supermercados. É claro que para se ter uma idéia de quanto vai gastar antes de sair de casa, recomendo consultar os gastos de sua última compra e gravá-los para serem usados numa tabela como esta.

Veja todos os Super Cases no link abaixo:

Nenhum comentário: