Adsense

terça-feira, 18 de maio de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Função SubTotal



>

Muitas vezes esquecida a função SubTotal substitui a tradicional Função SOMA com louvor. Nesta Super Dica vou dar um exemplo de seu uso numa tabela com filtros.
Figura - 01

Na figura 1 acima vemos uma tabela com filtros em um de seus campos chamado de Categoria. Nesta tabela chamada de Lista de Compras a idéia e saber qual o total do valor dos itens nas Categorias Frios e Congelados. A função SubTotal abrange todos os itens da tabela como se pode ver na área contida nela.

=SUBTOTAL(9;H7:H57)
A função SubTotal  construída com duas variáveis, sendo a primeira um código da operação a ser feita que pode ser qualquer uma das listadas abaixo na figura 2.

Figura - 02

No nosso caso usamos a função SOMA que é obtida com o código 9.

A outra variável é a área onde será feita a operação. No exemplo acima a área é H7 até H57.

Uma vez entendido como funciona esta função, veja agora a sua versatilidade. Na próxima figura vamos aplicar um filtro adicional no campo Prioridade para que somente os itens de prioridade 3 sejam mantidos.

Figura - 03

Se comparar com a primeira figura, verá que assim que foi aplicado o filtro a função SubTotal acertou o resultado automaticamente. Isto não seria possível se estivéssemos usando a função SOMA.

Espero ter ajudado vocês a conhecerem mais um método de ganhar produtividade no seu dia a dia.

Veja todas as Super Dicas no link abaixo:



Nenhum comentário: