Adsense

sexta-feira, 5 de março de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Filtros





Olá amiguinhos!

Agora uma Super Dica bem legal e extremamente útil. Aprenda como filtrar dados de uma tabela com um recurso rápido do Excel e muito útil quando se quer analisar apenas os dados de uma tabela que tenham determinadas características.

Siga a sequência:

Primeiro selecione qualquer célula da linha onde está o cabeçalho da tabela. Neste exemplo eu selecionei a célula C2. Depois no menu entre em Dados e por fim clique no ícone de filtros. Assim que concluir este comando aparecerão setas em todas as colunas de sua tabela que são as barras de seleção dos filtros que poderão ser aplicados.

Veja a figura 1 a seguir: (clique nas figuras para ampliar)


Figura - 01

Depois tecle em uma das setas de seleção para escolher o que quer filtrar. Neste exemplo eu escolhi a coluna de "Respostas" conforme aparece na figura 2 abaixo:

Figura - 02

Uma vez esclhida a coluna onde se quer fazer a seleção tire a seleção de tuto e mantenha somente a opção desejada. Neste exemplo eu selecionei apenas as respostas de número "1". Vejaa figura 3:

Figura - 03

Na figura 4 a seguir, você já consegue ver o resultado. Primeiro na coluna de respostas só aparecem os registros de número "1". Em seguida observe à esquerda que várias linhas estão ocultas, demonstrando que parte dos registros não estão expostos.

Figura - 04

Finalmente repita o processo na coluna "C" onde está a "Descrição da Pergunta", mas desta vez tire a seleção de células "Vazias". O resultado será uma lista reduzida e fácil de ser analisada. Muito rápido, fácil e útil.

Figura - 05

Assista a série de Video Aulas de Excel 2007 do Tio Ilmo

Um comentário:

Claudia Sachs (Cindy_rs) disse...

Ola tudo bem? Eu uso uito o filtro nas outras versoes, mas no 2007 estou com certa dificuldade. Veja: Filtro uma determinada quantidade de linhas sob uma condição. As linhas que aparecem, pinto de amarelo. Retiro o filtro, mostrando agora todas as linhas. No Office 2003 para baixo, somente as linhas filtradas é que ficavam amarelas. No 2007, todas as linhas do intervalo (mesmo que elas estivessem ocultas) ficam amarelas. Como evitar isso? Agradeço se puder me ajudar! Uso muito este recurso.
Obrigada