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quinta-feira, 13 de maio de 2010

Excel 2007 - Super Case - Público Alvo e Projeção de Vendas - Parte 3









Se separarmos o Público Alvo em dois grupos. Um de famílias com renda mensal familiar inferior a R$ 1.500,00 e outro grupo com renda superior a este valor, qual seria o volume vendido por cada região sendo que as vendas são proporcionais dentro de cada grupo de renda e o grupo de renda menor comprou apenas 10% do total de bonecas vendidas.
Figura - 06

Na figura 6 acima está p cálculo de 10% das vendas para o público com renda inferior a R$ 1.500,00.

=D45*0,1

Onde D45 é o total das vendas e 0,1 é 10% deste total.

Figura - 07

Na figura 7 está o cálculo proporcional das vendas por Região com base no Público Alvo.

=ARRED((D87/D89*D94);0)

Onde D87 é o Público Alvo da região Norte e D89 o Público Total com Renda inferior a R$ 1.500,00. Ao dividir D87 por D 89 se obtém a parte percentual do Público da região Norte. Na célula D94 está o total das vendas para este público e por esta razão foi usada como base para este cálculo proporcional. As vendas para a região Nordeste foram obtidas pela diferença entre o Total e a região Norte.


Figura - 08


Na figura 8 acima se observa que pela diferença entre o total geral das vendas e o total do público com renda inferior a R$ 1.500,00 mensais se obtém o total das vendas do público com renda superior a este valor.

Figura - 09


Na figura 9 se repete o mesmo cálculo proporcional citado na figura 7, porém agora para dividir por região as vendas do público com renda superior a R$ 1.500,00 por mês.

Com estes cálculos se obtém toda a distribuição das vendas por Região e Renda Familiar respeitando as premissas estabelecidas no início do exercício.

Neste Super Case você aprendeu a calcular de forma simplificada o Público Alvo para um determinado produto baseando-se em premissas previamente estabelecidas. Este tipo de cálculo, considerando uma maior complexidade é claro, é muito usado por empresas que precisam saber o potencial de vendas de seus produtos e assim determinar vários indicadores como o direcionamento do investimento em mídia e outros recursos de vendas por Região, Perfil do Público Alvo etc...

Não deixe de acompanhar todos os Super Cases do nosso Blog, uma vez que eles tratam de diversos assuntos (de lazer a negócios) e certamente um deles o ajudará a tomar importantes decisões no dia a dia.

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