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quinta-feira, 13 de maio de 2010

Excel 2007 - Super Case - Público Alvo e Projeção de Vendas - Parte 1





Olá amiguinhos!

Hoje neste Super Case vamos detonar as técnicas de cálculos percentuais visando estimar o Público Alvo e a Projeção de Vendas neste fantástico Super Case.

Aqui nós vamos dar muita ênfase aos cálculos e pouca exploração de recursos do Excel. Se você tem dificuldade com cálculos percentuais recomendo antes um estudo desta matéria em Sites especializados. Vou ser o mais didático possível, mas espera-se conhecimentos básicos de percentagem para um melhor aproveitamento do exercício.

Você é um produtor de brinquedos e quer re-lançar uma boneca que tem potencial de atingir 70% da população feminina entre 0 e 4 anos de idade e 30% da população feminina com idade entre 5 e 9 anos no seu país.
No ano 2000 você lançou um produto similar, para o mesmo público e atingiu no primeiro ano 50% do publico potencial. Dez anos depois (2010) conseguiu crescer suas vendas em 30% na faixa 0-4 anos e 20% na faixa 5-9 anos.
Quantas bonecas deste modelo você vendeu em 2000 e em 2010?
Mantendo este crescimento para a próxima década, quantas bonecas venderá em 2020?

Figura - 01

Na figura 1 acima você consegue ver os dados População Feminina Total por faixa etária no primeiro bloco de dados.

No segundo bloco de dados já estamos calculando o Público alvo com base nas informações dadas acima. Conforme mencionado 70% da População Feminina na faixa etária de 0-4 anos de idade é seu Público Alvo e 30% na faixa etária de 5-9 anos também. Sendo assim o cálculo é simples conforme se vê na fórmula.

=D22*0,7

Onde D22 é a População Total de 0-4 anos e 0,7 representa 70% desta população chegando ao Público Alvo. A mesma conta foi feita para a faixa de 5-9 anos, porém com 30%.
Figura - 02

Na figura 2 é possível a fórmula que calcula as vendas de bonecas no ano 2000 que representa 50% do Público Alvo nas duas faixas etárias.

=D27*0,5

Onde D27 é o Público Alvo da faixa etária de 0-4 e 0,5 representa 50% deste público foi atingido pelas vendas conforme mencionado no exercício. O mesmo cálculo foi feito para outra faixa etária.

Figura  - 03

A figura 3 acima mostra o cálculo de crescimento das vendas de 30% em 2010 sobre o resultado de 2000 na faixa etária de 0-4 anos.

=D32*1,3

Onde D32 é o total de peças vendidas em 2000 para a faixa etária de 04- anos e 1,3 é o índice de crescimento.

Apenas para explicar porque o índice é 1,3:

O número 1 neste índice representa o mesmo que multiplicar o resultado de 2000 por 1, ou seja, o resultado seria extamente o ano de 2000. Ao acrescentar mais 0,3 se obtém o resultado já com o crescimento embutido.

Respondendo as perguntas feitas no início do exercício as vendas para cada um dos períodos.
2000 = 4.165.520
2010 = 5.293.034
2020 = 6.734.375

Na próxima etapa deste Super Case vamos valorar as quantidades vendidas de tal forma a saber o Valor total vendido para o público da área Urbana e Rural.


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