Continuando nosso Super Case Econômico...
Vamos o efeito dos indicadores anteriores no crescimento das Exportações:
Fugura 07 - Exportações
No nosso exercício o crescimento das Exportações está diretamente relacionado com a Variação Cambial. Quanto maior a variação cambial, ou seja a desvalorização da Moeda local, maior será o crescimento das Exportações. É como se os preços dos Produtos ficassem menores no mercado internacional pela desvalorização da moeda local.
Vejam como o nível do crescimento de emprego oscila conforme o aquecimento do mercado local e também pelas importações.
Figura - 08 - Empregos
Fiz uma relação direta do crescimento do emprego com o crecimento do comércio interno uma vez que as pessoas tem mais oportunidade de empreço quando as empresas precisam crescer para a tender a demanda. Parte do crescimento das empresas são supridos por tecnologia e parte pelo aumento da mão de obra.
O resultado final de todos estes indicadores é o tal do PIB (Produto Interno Bruto) que nada mais é do que a soma a do crescimento do comércio seja nacional ou por exportações. No nosso exercício fiz uma relação do PIB com o crescimento do mercado nacional e das exportações e abati parte deste crescimento pelo nível das importações que por terem origem externa inibem o investimento em produção local.
Veja a fórmula na figura a seguir:
Figura - 09 - PIB
Na próxima etapa deste Super Case vamos analisar aguns dos resultados obtidos nos anos seguintes com ações feitas no primeiro indicador que é a Taxa de Juros Nominal.
Siga o link: Parte 4
Nenhum comentário:
Postar um comentário