Continue curtindo nosso Super Case econômico...
Agora vamos analisar o comportamento do Comércio Interno.
Veja a figura 4 abaixo:
Figura - 04 - Comércio Interno
O Comércio Interno está relacionado com a Taxa de Juros Real, por que ela determina a facilidade ou não que o consumidor tem de adquirir seus bens a prazo. Quanto menor a taxa de juros real, maior será a chance do consumidor adquirir bens aumentando o Comércio Interno.
Vamos em frente...
Figura - 05 - Investimento
Fizemos uma relação direta do Investimento com o Crescimento Interno como se fosse uma necessidade de aumentar a produtividade pelo aumento da demanda.
O Investimento não precisa ser necessariamente atrelado ao aumento da demanda, porém este é um fator determinante para motivar os investidores em aumentar seu parque fabril. Para fins didáticos fiz=xei esta relação.
Seguindo...
Figura - 06 - Importação
As Importações são parte dos Investimentos feitos para suprir a demanda do mercado interno. Sendo assim fiz uma relação direta com os Investimentos assumindo que 50% do crescimento em Investimentos será o crescimento das Importações. As Importações ocorrem por vários motivos, que vão desde a escassez de produtos no mercado interno até a criação de novos mercados conforme a exigência dos consumidores locais. A possibilidade de importa produtos com preços mais competitivos é um grante fator que aumenta as Importações. Isto causa uma queda no emprego local.
Na próxima parte deste Super Case vamos analisar as Exportações, o nível crescimento do Emprego e o PIB.
Siga o link: Parte 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário