Adsense

sexta-feira, 5 de março de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Substituir





Quando utilizados com maestria os comandos mais simples do Excel produzem resultados fantásticos. Vou demonstrar num exercício simples como tirar proveito do popular comando "Substituir" do Excel.

No exercício que vou demonstrar, por uma questão didática vou usar poucos dados, mas imagine a mesma funcionalidade se aplicada a milhares de dados.

Seguem as figuras: (clique nas figuras para ampliá-las)

Na primeira figura você pode ler no texto escrito na planilha a proposta do exercício que visa transformar toda a lista de alunos em aprovados usando o comando substituir para isto.

Figura - 01


Basta clicar no ícone em forma de binóculo e optar por substituir. Este ícone pode ser encontrado na barra de ferramentas personalizada ou na faixa de Opções. Logo que se seleciona Substituir, uma tela suspensa vai solicitar os parâmetros para Substituir dados após localizá-los. No exercício proposto na coluna de aprovação de alunos, encontram-se registros com as palavras "Sim" e "Não". A idéia é substituir todas as palavras "Não" por "Sim". Veja a figura 2 abaixo:

Figura - 02


Nunca esqueça de selecionar a faixa de células desejadas antes de confirmar o comando substituir. Caso não limitemos esta seleção, corremos o risco de substituir dados em toda planilha e isto pode ser uma catástrofe. Depois de confirmar a substituição a lista de dados na coluna "Aprovação" aparecerá completamente preenchida com a palavra "Sim".

Veja  á figura 3:
Figura - 03

É isto ai. Missão cumprida. Agora imagine se esta lista tivesse 5.000 registros a serem atualizados desta forma e você tivesse que ir um a um manualmente corrigindo?

Existem combinações mais sofisticadas de utilizar o Substituir, mas prefiro deixar para uma outra oportunidade.

Valeu!

Nenhum comentário: