Adsense

segunda-feira, 8 de março de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Listas Personalizadas




Mais uma dica para você ganhar produtividade. O Excel 2007 permite que você grave as suas próprias Listas Personalizadas dentro do registro. Mas pra que é que elas servem? Imagine que você tenha que repetir muitas vezes uma lista de palavras, tais como os meses do ano no cabeçalho de uma planilha. Com as Listas Personalizadas do Excel, basta digitar o primeiro mes, no caso Janeiro que os demais meses serão automaticamente preenchidos com um simples arrastar do Mouse.

Siga as ilustrações a seguir e ganhe tempo na construção da estrutura de suas planilhas:

Na figura 1 abaixo você deve acionar o menu de Opções do Excel a partir daquele botãozão que fica no alto a esquerda da sua tela. Após confirmar as Opções do Excel, vai aparecer a tela abaixo onde você deve clicar no botão Listas Personalizadas.

Figura - 01

Depois, a próxima figura mostra uma tela onde constam 4 listas que vêm como padrão no Excel. Elas tem a ver com o calendário, tipo a sequência da semana e do mês. Estas listas não podem ser alteradas ou eliminadas, pois são nativas do Excel. Mas o Excel permite que você crie as suas próprias listas que podem se referir a qualquer coisa, tais como uma sequência em Inglês do calendário, uma lista do tipo, Ótimo, Bom, Regular, Fraco ou qualquer outra sequência que você use com bastante frequência. Só justifica criar uma lista personalizada se ela for usada com frequência. Escolha bem as suas para ter listas ociosas ocupando espaço no registro do Excel.

Figura - 02

Vamos criar uma lista personalizada e testá-la. Veja na figura 3 abaixo com isto é feito:

Figura - 03

Note na figura 3 acima que após clicar em "NOVA LISTA", você deve listar na coluna ao lado as palavras que formarão sua lista separadas por vírgula. Esta lista também pode ser importada de uma região da planilha conforme se pode ver abaixo das entradas. Basta mencionar a área onde está a lista e clicar o botão Importar.

Agora vamos testar nossa nova lista:

Figura - 04

Neste exercício a lista criada tem apenas tres palavras : "Primeiro, Segundo e Terceiro".

Conforme mostra a figura 4 acima, ao digitar a palavra "Primeiro" em uma célula de sua planilha, o Excel já reconhece que esta palavra pertence a uma lista personalizada. Se você clicar naquele ponto preto da célula até aparecer a pequena cruz preta e arrastar o mouse, as demais palavras da lista aparecerão automaticamente na direção que você arrastar o mouse, seja no sentido horizontal ou vertical da planilha. Note que neste caso temos apenas tres palavras e se você arrastar o mouse por mais de duas células a primeira palavra volta a aparecer formando um "looping" da série contida na lista.

É possível excluir suas listas personalizadas se for necessário.

Vlw galera e até a próxima Super Dica.

Nenhum comentário: