Adsense

sexta-feira, 5 de março de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Personalizar





Uma das tarefas mandatórias para se ganhar produtividade é personalizar sua área de trabalho. É como se você tivesse organizando a sua mesa de trabalho para quando precisar de uma ferramenta ela estiver ali disponível para ser rapidamente utilizada. O Excel 2007 permite você personalizar sua interface para destacar quais as ferramentas que você mais no dia a dia. cada um de nós tem uma necessidade pessoal e por esta razão precisamos personalizar.

Vamos lá: (Clique nas imagens para ampliá-las):

Na primeira figura você observa que existe uma área logo abaixo do Menu onde aparecem diversos ícones. Esta foi a forma que decidi personalizar o meu Excel, mas você pode fazer do jeito que quiser, inlusive a ordem dos ícones pode ser alterada.


Figura - 01

Agora naquele "botãozão" Office acesse o menu para personalizar a sua mesa de trabalho colocando as ferramentas em forma de ícones conforme desejar. na figura 2 abaixo você observa que após escolher a opção Personalizar aparece uma lista de Comandos do Excel. Incialmente aparecem somente os mais usados, mas você pode mudar esta limitação e escolher qualquer comando para personalizar o seu Excel.

Figura - 02


Na figura 3 após selecionar o comando "Calcular Agora" na lista de comandos disponíveis e clicar no botão "Adicionar" o comando pula para acoluna à direita aparecendo na última posição da lista. Esta posição pode ser mudada de acordo com a sua vontade para dar mais ou menos prioridade ao comando. Basta ir teclando as setas à direita da lista para que o comando mude de posição. Esta será a ordem que ele aparecerá na tela do seu Excel.
Figura - 03


Na próxima figura, você já vê o seu novo ícone aparecendo entre os ícones previamente selecionados.

Figura - 04


Note que o Excel também permite reposicionar todos este ícones para cima do Menu, caso seja sua preferência. Basta clicar o botão direito numa área vazia da barra de ferramentas ou numa seta preta que está ao lado da última ferramenta e escolher a opção "Mostrar acima da Faixa de Opções". Veja na figura 5 como isto é feito:

Figura - 05

E na figura 6 o resultado:
Figura - 06

Para reverter a situação clique no botão em forma de seta apontada para baixo que está ao lado das ferramentas e  opte por "Mostrar abaixo da Faixa de Opções". A barra vai aparecer abaixo do Menu, conforme desejado.
Pessoalmente eu prefiro trabalhar com a barra de ferramentas abaixo do Menu.
Vlw galera e até a próxima Super Dica...

Um comentário:

BLOGística e Transportes - Assuntos disse...

Boa noite, Tio Ilmo. Parabéns pelas dicas sempre atualizas.

Aproveito para perguntar depois de ver esse passo-a-passo. Não consegui inserir os simbolos do fluxograma e os conectores dentro dessa faixa de opções. será que é possível?

Wagner Miranda