Adsense

quarta-feira, 3 de março de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - O Poder do F5





Para quem não conhece ou pelo menos não usa com freqüência o comando F5 do Excel (Go to ou Vá Para) é muito útil em algumas situações comuns e incomuns do dia a dia. Vou exemplificar uma situação comum, pois será mais usada pela galera.

Imgine que você tem uma lista de dados e que nesta linha contenha várias linhas em branco e você queira deletá-las de uma única vez.

O F5 pode ser muito últil e rápido nesta tarefa.

Vejam as figuras a seguir: Obs. "Clique nas imagens para ampliá-las."

A primeira figura mostra uma tabela com uma lista, porém algumas linhas estão em branco sem informação. A idéia é esconder estas linhas todas de uma só vez usando o F5 para isto.

Figura - 01

Já a figura dois mostra uma janela que aparece assim que se tecla F5 (uma das teclas de função do seu teclado)

Figura - 02


Após selecionar a coluna "C" da planilha acione o F5 e conforme demonstrado na figura 2 acima tecle no botão "Especial". A tela abaixo irá aparecer. Selecione a opção em branco e veja o efeito na próxima figura.


Fugura - 03


A figura 4 já mostra que após acionado o F5 com a opção "em branco" o Excel passou a selecionar somente as linha que tinham na coluna "C" os dados em branco.

Figura - 04


Na barra "Início" escolha o botão "Formatar", seguido a opção "Ocultar e Reexibir" e depois escolha "Ocultar Linhas". Veja as indicações na figura 5 logo abaixo:

Figura - 05



E agora o "Grand Finale". Em poucos cliques você ocultou todas as linhas que não continham dados na coluna "C". Funciona parecido com os fantásticos Filtros do Excel.

Figura - 06

Esta técnica resolve um grande problema em segundos.

Boa sorte pessoal.

Tio Ilmo

2 comentários:

Anônimo disse...

Ilmo,

Quero te parabenizar pela iniciativa de criação e divulgação deste curso. Excel pra mim sempre foi uma incógnita, e depois que assisti teu curso, vi o quanto de tempo que perdi elaborando tabelas via word, por exemplo.

Gostaria de te propor a elaboração de cursos de Excel com usos estatísticos ou geográficos, tais como o com o uso de matrizes, por exemplo, muito comuns na minha área profissional.

Grande abraço e muito obrigado.

Unknown disse...

Você foi excepcional ao criar esse curso de excel, ainda por cima gratuito!
Para mim que curso engenharia, excel é imprescindível e estou aprendendo muito com você.
Quando me formar vou colocar no meu convite um agradecimento p/ você viu!

Abraço!