Adsense

segunda-feira, 22 de março de 2010

Excel 2007 - Super Cases - Reprodução de Vacas - Etapa 2 (Cálculos)





De posse do esboço, vamos começar a povoar a tabela com números e cálculos. O primeiro número a ser alimentado é o total de bezerras compradas. São 10 bezerras de 2 anos de idade. Digite este número na célula apropriada.

O exercício cita que a idade fértil começa aos 3 anos de idade. Portanto vamos admitir que no ano em que a vaca completa 3 anos ela concebe sua primeira bezerra. Nesta faixa de dados deverão ser preenchidas duas informações as 10 vacas com 3 anos de idade e suas crias com zero anos de idade.

Veja a figura 01 para ficar mais claro: (Clique na imagem para ampliar)
Figura - 01

Note que se no ano de 2010 as bezerras tinham 2 anos em 2011 as mesmas bezerras terão 3 anos. Em 2011 as bezerras entram no período fértil e concebem 10 bezerras recém nascidas (zero anos de idade).

Para não ter que digitar 10 vacas com 3 anos de idade em 2011, foi feito o endereçamento da célula G8 a partir da célula F7. Da mesma forma na célula D8 foi feita a soma das células G8 até J8. As colunas G até J representam o período fértil e sempre será feita a soma destas colunas para preencher os dados da coluna D onde se encontram as bezerras recém nascidas. Analise atentamente este ponto, pois uma planilha profissional deve prever as possibilidades mesmo que os números ainda não estejam preenchidos na planilha. Se o exercício prevê que as vacas são férteis de 3 a 6 anos deve ser previsto o nascimento de bezerras para todo este período. Isto ficará mais claro na sequência do exercício.

Agora vamos colocar mais uma pitada de complicação na nossa receita para se tornar rei do gado.

Observe bem a figura 02 a seguir e os comentários que se seguem:
Figura - 02

As fórmulas foram replicadas para as células seguintes tanto para bezerras nascidas quanto para aquelas adquiridas inicialmente. No caso das bezerras ao serem adquiridas tinham 2 anos foi dado uma sequência no seu ciclo de vida até que elas completasses 15 anos. Depois deste período o exercício diz que elas morrem. Isto explica por que nosso exercício vai do ano 2010 até o ano 2023.

Procurei dar uma cor específica (no caso azul) para demonstrar claramente que se tratam das mesmas vacas iniciais e que elas foram envelhecendo ao longo dos anos iniciando como bezerras de 2 anos, passando pelo período fértil 3 a 6 anos e depois seguiram até completarem os 15 anos de idade. Observe isto na tabela.

Quanto às crias apenas repliquei a fórmula de soma para as células abaixo. Notem que de 2011 a 2014 foram 40 crias geradas das vacas adquiridas inicialmente. Na próxima etapa vamos explicar como as bezerras recém nascidas crescem se tornando reprodutoras assim como ocorreu com aquelas adquiridas inicialmente.

Vá para a Etapa 3

Nenhum comentário: