Adsense

segunda-feira, 22 de março de 2010

Excel 2007 - Super Cases - Reprodução de Vacas - Etapa 1 (Montando o Esboço)





Vamos estrear nosso primerio Super Case com um exercício chamado Reprodução de vacas. Se você quer despertar o senso analítico e definitivamente desenvolver a técnica de elaboração de planilhas a partir de casos práticos do dia a dia, não perca os Super Cases. A idéia é que você desenvolva o raciocínio lógico e não somente acumule um monte de ferramentas na sua "mesa" de trabalho chamada Excel sem saber o real potencial de cada uma delas.

Vamos ao caso ou Super Case "Reprodução de Vacas".

Imagine que você é um aspirante a criador de gado e quer se tornar o rei do gado em menos de 15 anos de trabalho.

A idéia é que você invista suas economias na compra de 10 bezerras e após alguns anos chegue a mais de mil cabeças de gado. Não vamos tratar aqui de toda logística de ter uma criação de gado, apenas vamos dar algumas premissas para que você construa uma planilha que demonstre claramente como chegar ao objetivo.

Premissas:
1 - As 10 bezerras compradas inicialmente tem 2 anos de idade cada.
2 - O período fértil das vacas se dá entre o terceiro e sexto ano de vida.
3 - As vacas vivem até os 15 anos.
4 - Durante o período fértil cada vaca gera uma bezerra por ano.

Pergunta: Quanto tempo vou levar para chegar às 1000 vacas?

De posse destas informações vamos esboçar uma planilha para resolver o problema. O primeiro e principal passo para elaborar uma boa análise é a montagem do esboço. Veja na figura 01 abaixo como seria o esboço da planilha com base nas informações acima. (Clique na imagem para ampliar).
Figura - 01

Vamos analisar detalhadamente este esboço:

1 - Nas linhas foram colocados os anos de 2010 até 2023 e nas colunas a idade de 0 a 15 anos.

Note que a informação de idade máxima é dada claramente no exercício e é por esta razão que colocamos como limite a idade de 15 anos. Entre 2010 e 2013 são 14 anos de análise, ou 14 linhas no Excel. Este total de linhas pode ser maior ou menor dependendo da necessidade que só saberemos após fazermos todos os cálculos. Por esta razão escolhemos esta variável para por nas linhas e não nas colunas da planilha. O ideal é que suas tabelas não tenham uma infinidade de colunas, pois dificultaria a análise. O total de linhas é mais flexível do ponto de vista analítico. (Anote aí esta dica, pois isto não se ensina em cursinhos básicos nem avançados de Excel). Talvez seja por isto que o Excel tenha mais de 60 vezes linhas do que colunas.

2 - Note que quebramos as colunas em três faixas de idade. De 0 a 2 anos chamamos de "Bezerras", de 3 a 6 anos de "Período Fértil" e de 7 a 15 anos "Idade Não Fértil".

Esta separação é importante para deixarmos mais claro o critério de cálculo. Note que nas premissas estas faixas etárias são mencionadas e mesmo não sabendo que cálculos faremos já subentende-se que esta separação será muito útil.

No final já agregamos uma coluna de Total com uma fórmula simples de soma.

3 - Sem exagerar, procure utilizar os recursos de formatação possíveis para dar ênfase nas informações de sua tabela. As cores foram utilizadas para destacar as faixas etárias e Negrito e Alinhamentos de textos foram utilizados para enfatizar e alinhar títulos. Estude as video-aulas do Tio Ilmo para saber mais sobre os recursos de formatação do Excel.

Para um usuário avançado estas etapas podem ser enfadonhas, mas para um usuário leigo ou mesmo alguns veteranos irão desenvolver a técnica necessária na elaboração de uma planilha com aspecto profissional e de fácil leitura.
Na próxima etapa vamos começar a colocar e analisar nossos cálculos na planilha.
Vá para a Etapa 2

Nenhum comentário: