Adsense

segunda-feira, 22 de março de 2010

Excel 2007 - Super Cases - Reprodução de Vacas - Etapa 3 (Final)





Agora a última etapa de nosso Super Case vai mostrar como com fórmulas muito simples, porém com uma técnica apurada se faz uma planilha profissional.

Sem muita firula repita o procedimento dado para as primeiras 10 vacas adquiridas para as vacas nascidas, ou seja, identifique-as com uma cor diferente e depois complete o seu ciclo de vida. Veja a figura a seguir para entender melhor: (clique na figura para ampliá-la)
Figura - 01

Observe que já adotamos uma cor diferente para todas as novas ninhadas. Assim quando replicarmos a fórmula do ciclo de vida a cor será mantida para aquela ninhada permitindo acompanhar visualmente a idade dos animais a cada ano que passa. Observe que no ano 2014 já temos dois grupos de vacas em período fértil, aquelas assinaladas em azul e as verdes. Sendo assim neste ano ao invés de nascer apenas 10 vacas, vascerão 20 vacas. Este número vai subir a cada ano como vamos observar na próxima figura.

Figura - 02

A figura 02 mostra todos ciclos das ninhadas identificadas por cores, ou seja, a cor dada para cada ninhada que nasce é mantida ao longo dos anos para que ela seja identificada.

Vamos analisar alguns dados na tabela:

Note que no ano 2017 nasceram 50 bezerras identificadas pela cor vermelha. Estas 50 bezerras são filhas de 4 grupos de vacas diferentes, sendo fácil de ser identificadas nas colunas do período fértil do ano de 2017. O grupo que tem 3 anos de idade em 2017 tem um total de 20 vacas. Estas 20 vacas nasceram em 2014 e agora contribuiram para o nascimento desta nova ninhada de 2017.

Note que a cada ano o tamanho da ninhada é maior saindo de 10 bezerras em 2011 para 310 bezerras nascidas em 2023. Isto ocorre porque a cada ano mais bezerras entram no período fértil. O crescimento é exponencial.

Respondendo a pergunta inicial do exercício, no ano de 2023 você se tornará o rei do gado com mais de 1000 vacas pastando na sua imensa fazenda.

A idéia dos Super Cases é não apenas usar o Excel, mas aprender a analisar os dados obtidos a partir de um caso e suas premissas. Note que o único número digitado nesta planilha foram as 10 vacas adquiridas inicialmente. Os demais dados foram calculados usando fórmulas simples do Excel. O mais complexo num estudo com este não são as fórmulas usadas, mas o expertise usado para desenvolver o exercício e torná-lo simples de ler para o seu público alvo. Este é um bom exemplo que vai diferenciar um usuário medíocre com vários conhecimentos técnicos do Excel de um maestro do Excel cujos recursos usados são básicos porém manejados com maestria.

Obtenha o arquivo em Excel 2007 deste exercício aqui.

Um grande abraço e até o próximo Super Case do Tio Ilmo.

Nenhum comentário: