Adsense

quarta-feira, 3 de março de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Colar Especial



>

Para os usuários de nível intermediário o Coar Especial é indispensável. Ele oferece várias possibilidades que vão desde copiar apenas formatos, apenas valores, apenas fórmulas, etc...

Isto é bastante útil, pois às vezes os dados que queremos copiar para uma determinada área não estão formatados e o destino tem formatos que queremos manter. Neste caso usa-se o colar especial fórmulas ou números. No caso de colar fórmulas serão copiados dados e fórmulas e números apenas os dados.

Outro caso é colar apenas os formatos de uma área de origem para uma área que tenha dados sem formatação, os quais queremos manter inalterados.

Siga estes dois exemplos no tutorial a seguir: (clique nas imagens para ampliar)

Na figura 1 abaixo copiar apenas os dados do rascunho para o pedido oficial. Primeiro selecione toda a área de dados do rascunho e copie.

Figura - 01


Na figura 2 abaixo está destacada a área selecionada e indicado onde está o comando copiar.

Figura - 02


Na figura 3 abaixo está sinalizada a área destino. Note que o Menu suspenso aparece assim que optamos por colar especial. Na tela é possível ver várias opções. Neste caso, vamos optar por fórmulas, visto que queremos mander dados e fórmulas sem destruir a formatação da área de destino.

Figura - 03


Na figura 4 observa-se que o resultado foi alteração dos dados da área destino vindos do rascunho e preservação da formatação. Note que as fórmulas também foram preservadas.

Figura - 04


Na figura 5 abaixo está demonstrada a área de origem selecionada do pedido oficial, da qual vamos copiar apenas os formatos e colar especial na área destino que é o rascunho.

Figura - 05

Para finalziar o exercício, veja como ficou a área de rascunho após este colar especial de formatos. Os dados foram preservados e os formatos foram copiados.
Figura -06

Esta foi mais uma Super Dica do Tio Ilmo.

Vlw

Nenhum comentário: