Adsense

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Salvar Como





Parece até desnecessário falar sobre um comando tão trivial como o "Salvar Como", porém tão trivial quando este comando é a falta de organização dos arquivos da maioria dos usuários de computador. Eu não sou um exemplo de pessoa organizada na vida cotidiana, porém procuro manter meu computador o mais organizado possível para encontrar facilmente os diversos arquivos que crio e salvo todos os dias.

Nestas horas o modesto Salvar Como de qualquer aplicativo é nosso grande aliado. Além de proporcionar um nome personalizado ao seu arquivo, lhe permite guardar o arquivo em uma pasta específica para cada assunto tratado.

Veja a figura abaixo para saber como acessar este comando no Excel 2007:
Figura - 01

Basta apertar o Botão Office do Excel 2007 e clicar na opção Salvar Como que você vai obter várias opções de tipos de arquivos para o Excel. As mais comuns são Salvar Como Pasta de Trabalho, Salvar Como Pasta de Trabalho Habilitada para Macros e Salvar Como Versões Anteriores 97-2003.

Nesta etapa você apenas está definindo o tipo do arquivo. É importante entender esta passagem, pois se seu arquivo tiver uma Macro e não for salva no formato correto, você não vai poder usá-la após abrir novamente este arquivo. Também deve saber que se quiser compartilhar um arquivo com alguém que não tenha a versão atual do Excel, você deverá salvá-lo num formato que o destinatário consiga abrir.

Vamos em frente:
Figura - 02

Após escolher a opção do tipo de arquivo, abrirá a tela acima que vai lhe permitir dar um nome ao arquivo além de optar em qual pasta previamente criada, você quer salvar o seu arquivo. No exemplo acima eu salvei o arquivo com o nome de Salvar Como.xlsx na pasta Salvar Como.


Figura - 03

Observe que na figura 3 acima você pode também optar pelo tipo de arquivo antes de confirmar o salvamento do arquivo. Existem muito mais opções de tipos de arquivo do que os que apareceram na tela inicial da figura 1. Acima eu destaquei a opção de Salvar Como versões anteriores 97-2003.

Entre as opções de tipo de arquivos existem formatos em Texto e um dos mais comuns é o formato CSV separado por vírgulas que é muito usado na troca de arquivos pela Internet. Veja na figura 4 abaixo:

Figura - 04 

E durante o salvamento você também tem a opção de escolher mudar de pasta, conforme é demonstrado na figura 5 a seguir:
Figura - 05

Observe a cadeia de Pastas que eu criei a partir da pasta principal chamada Ilmo. Passei por várias sub-pastas até chegar no local desejado. Esta cadeia de pastas e sub-pastas é conhecida como "Caminho" ou "Path" em inglês. Um computador bem organizado deve conter uma característica como esta demonstrada na figura 5 acima.

Para finalizar, observe abaixo na figura 6 como durante o comando de salvamento você pode dar um nome inédito para uma pasta que ainda não fora criada. Lembre-se de posicionar abaixo de qual pasta você quer criar a nova pasta. Abrirá uma pequena caixa de diálogo para você digitar o nome desejado.

Figura - 06

Por favor, a partir do dia que você acompanhar esta Super Dica sobre o comando "Salvar Como" nunca mais salve todos os seus arquivos nas pastas padrões do Windows como a tal "Meus Documentos".

A diferença entre um usuário de computador profissional e um amador pode ser vista ao abrir o seu computador. Vai por mim esta pequena atitude pode dar a você destaque no ambiente corporativo além de aumentar sua produtividade e organização. Pode passar anos sem abrir um arquivo, mas certamente vai encontrá-lo em minutos se seguir esta Super Dica do Tio Ilmo.

Acompanhe esta e outras Super Dicas neste link:

Super Dicas para Excel 2007

Assista a série de Video Aulas de Excel 2007 do Tio Ilmo

Um comentário:

Thales R. disse...

Ola Tio Ilmo!? xD

De ótima qualidade seus vídeos, me ajudaram bastante ;D