Adsense

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Excel 2007 - Super Dicas - Cálculos com Datas



>

Uma grande funcionalidade do Excel 2007 é trabalhar com cálculos de Datas. São pelo menos 20 funções disponíveis somente para esta finalidade. Vamos usar duas delas para ensinar como se calcula o total de anos e meses entre uma data inicial e uma data final.

No nosso exercício entramos numa coluna várias datas inciais que simbolizam o nascimento de cada membro de uma facção criminosa denominada "Máfia da Vassoura" e noutra coluna a data atual. A idéia é calcular quantos anos e meses tem cada criminoso.

Não me perguntem de onde tirei este nome, apenas vamos ao exercício...

Figura - 01

A Figura 1 apenas mostra que todos os registros relacionados com Datas foram formatados para que se apresentem como tal.

Na próxima figura apresentamos a função HOJE.

Figura - 02

A função Hoje se atualiza automaticamente de acordo com o relógio do seu computador. Esteja certo de que o seu computador esteja com a Data correta antes de usar esta função. Note que como formatei a célula para se apresentar como Data então simplesmente ao digitar =Hoje() o Excel retornou a data em que eu usei esta planilha. O bom de usar esta função é que os cálculos seguintes sempre estarão bem atualizados.

Vamos agora explicar a função FRAÇÃOANO:


Figura - 03


Na figura 3 acima aparece a função da seguinte forma:
=INT(FRAÇÃOANO($F8;$G8))

As duas variáveis usdas na função se referem a Data Inicial e a Data Final. Com estas duas variáveis a função retornará o número e anos percorridos entre a primeira e a última data. Como o próprio nome da função diz o resultado incluirá a fração de anos também. Por esta razão usei a função INT (Inteiro) para gerar apenas a parte inteira do resultado. Assim conseguimos calcular o número de anos que cada membro da Máfia das Vassouras tem.

Na próxima etapa vamos extrair numa célula à parte somente os meses que faltam para completar a idade dos membros.

Figura - 04

A fórmula da figura 4 é semelhante a anterior com uma diferença:
=INT((FRAÇÃOANO($F8;$G8)-$H8)*12)

Ao invés de pegar somente a parte inteira dos anos eu peguei somente a fração. Note que a função FRAÇÃOANO faz uma operação de deduzir a parte inteira do resultado obtido no cálculo anterior. Desta forma sobrará somente a fração dos anos que será multiplicada por 12 para gerar o número de meses. No final par evitar ter meses fracionados, também apliquei a função INT (Inteiro).

Assim conseguimos calcular quantos anos e meses tem cada membro da Máfia das Vassouras. Note que tem gente de todas as idades demonstrando que o clã tem se mantido por várias gerações, rs.

Um grande abraço e até a próxima Super Dica de Excel 2007 do Tio Ilmo.

Assista a série de Video Aulas de Excel 2007 do Tio Ilmo

Um comentário:

Fernando Neto disse...

Eu precisava da coluna 'Dias' que seria a fração dos meses.
E ainda um 'Total Geral' em anos, meses e dias.
A aplicação é em uma planilha para contagem de 'Tempo de Contribuição ao INSS'
No site do INSS tem uma simulação que faz exatamente isso, preciso replicar esse cálculo no trabalho.
Desde já, muito obrigado
Fernando Neto.